Continua após publicidade

É nosso: Teresópolis recebe título de capital nacional do lúpulo

Estimativa da produção de um dos principais ingredientes da fabricação da cerveja, na cidade da Serra Fluminense, é de 50 mil mudas em 2022

Por Redação
21 jul 2022, 12h52

Um brinde cervejeiro! Região onde está o primeiro projeto a ser autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o cultivo e a produção de lúpulo – o Viveiro Ninkasi, registrado em 2018 -, o município de Teresópolis recebeu nesta semana o título de Capital Nacional do Lúpulo, em lei publicada na terça (19), no Diário Oficial da União.

+ Ligaram o maçarico: um passeio por comidas tostadinhas e sedutoras

O clima tropical de altitude a subtropical, na Região Serrana, favorece o cultivo da trepadeira de pequenas flores verdes que constituem um dos mais importantes ingredientes na fabricação da cerveja. Originária do Hemisfério Norte, a planta pede baixas temperaturas e boa incidência solar. A produção de Teresópolis, em 2021, chegou a 26.539 mudas, e a estimativa para 2022 é de 50 mil.

Compartilhe essa matéria via:

Apesar dos 29 produtores nacionais inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), com 50 cultivares de lúpulo identificadas, e a produção anual de mais de 12 mil toneladas, 99% dos lúpulos utilizados no país são importados de países como EUA, Alemanha, República Tcheca e Austrália.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Responsável pelo amargor e os aromas característicos dos mais consumidos estilos de cerveja, em diferentes intensidades, o lúpulo é também um agente estabilizador e protetor da bebida, com significativas propriedades bacteriostáticas, utilizado ainda na indústria farmacêutica.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.