Bem clássico: em 2025, o Rio ganhou quatro restaurantes franceses
Claude Troisgros inaugurou o Madame Olympe no Leblon e Ipanema viu a abertura do Glória, Francese e Ophelia
A cidade que flerta com ares franceses desde os tempos imperiais, abriga marcos de arquitetura de notável tempero art déco e teve em suas mesas forte influência da terra de Paul Bocuse andava carente nas últimas décadas de restaurantes à altura da tradição.
Em 2025, porém, formou-se em curto espaço de tempo um time de respeito, liderado pelo delicioso Madame Olympe, onde Claude Troisgros recupera raízes familiares com linhas contemporâneas.
Aportaram em Ipanema o Glória Bistrô e a Francese Brasserie, onde o chef Elia Schramm serve uma terrine de língua e foie gras.
O novo Ophelia também aterrissa no bairro, com pegada forte de charcutaria, unindo-se a aquisições recentes do Rio como a Casa 201, um fenômeno da crítica que brilha novamente nesta edição. “É um ciclo em curso no mundo, de valorizar produtos e técnicas francesas, uma identidade que havia se perdido com a globalização das culinárias”, afirma o chef Claude, a palavra final da haute cuisine.
COMER & BEBER 2025/2026 é uma realização de VEJA Rio com patrocínio master de BTG Pactual, patrocínio de JBS e 99Food, apoio institucional do Governo do Rio de Janeiro, apoio de Tramontina Hospitality, Nespresso Professional, Baden Baden e Catupiry Profissional, e parceria de Salton.
Ministro do STJ critica retrocesso e elogia mostra sobre mulheres trans
Solidariedade e diversão: amigos repetem festa pelo INCA no Joá
VEJA RIO COMER & BEBER 2025: confira a lista de premiados
Vale a viagem: as melhores casas de Búzios, Niterói e da Serra
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa