Clique e assine com até 65% de desconto

É campeão: Rafa Brito Pereira (The Slow Bakery) é o padeiro do ano

Durante a pandemia, suas premiadas fornadas bateram recorde de 10 toneladas vendidas por mês

Por Redação Atualizado em 20 nov 2020, 15h32 - Publicado em 20 nov 2020, 06h00

O pão nosso de cada dia está diferente — bem mais leve, mais macio por dentro e crocante por fora. E isso não é fruto do acaso, mas de técnica: de uns anos para cá, as receitas vêm sendo feitas à base de fermentação natural. Um dos responsáveis por disseminar a prática milenar nestas praias atende pelo nome de Rafa Brito Pereira, carioca, publicitário de formação, surfista ocasional e um autodidata no fantástico mundo da panificação, onde ingressou há seis anos, depois de deixar o emprego em um escritório. Ele levou meses para desenvolver a primeira receita de pão, testando uma série de farinhas.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Em 2014, estreou com vendas on-line e logo ocupou uma barraquinha na feira Junta Local. Suas criações começaram a ganhar fama ali. Não demorou muito para que ele abrisse a primeira sede da The Slow Bakery, em Botafogo. Ela foi eleita por três vezes consecutivas (de 2017 a 2019) a melhor padaria da cidade no especial VEJA RIO COMER & BEBER. Com a pandemia, Rafa acabou sendo obrigado a voltar às origens, passando a escoar a produção novamente pela internet — são quinze variedades de pães, passando por sourdoughs, focaccias e croissants de textura irreparável.

Pois foi em meio à quarentena que veio a surpresa: a padaria cravou a marca inédita de 10 toneladas de pães vendidas por mês e, até o fim do ano, inaugura uma unidade no Jardim Botânico. Será um misto de mercadinho, padaria e café, onde poderão ser encontrados uma série de produtos artesanais e, claro, seus indefectíveis pães saídos na hora.

Empório Jardim é campeão na categoria pão de queijo pelo Comer & Beber

Continua após a publicidade
Publicidade