Continua após publicidade

Gerônimo Athuel, do Ocyá, é o chef revelação do Comer & Beber

Pescando no litoral do Rio, ele vem atraindo paladares exigentes com um trabalho distinto onde os peixes são maturados por mais de 30 dias

Por Pedro Landim
17 nov 2022, 23h00
Gerônimo Athuel (Ocyá)
Gerônimo Athuel: chef pesca seus peixes para a maturação na ilha da Barra (Tomas Rangel/Divulgação)
Continua após publicidade

Eis aqui um pescador transformado em cozinheiro pelo mar, fascinado por ele desde a infância entre mergulhos e anzóis, que foi levado pela correnteza a realizar um trabalho inédito na restauração carioca. Mais do que revelação, o chef que sai de barco, da porta de casa, para pescar os próprios peixes é um revolucionário em suas águas.

+ É campeão: Lucio Vieira é o Chef do Ano no Comer & Beber

A começar pela utilização da técnica japonesa ikejime, incisão que paralisa o cérebro dos pescados e mantém os órgãos ativos, para que entrem com frescor absoluto na câmara de maturação exposta no salão, onde ganham textura e sabor peculiares, acentuados na brasa.

Compartilhe essa matéria via:

“Tem maré, horário, isca e objetivo. O mundo da pesca, com tantas combinações, se parece com a cozinha“, diz Gerônimo, criado no interior mineiro e apresentado ao mar em Vitória.

Continua após a publicidade

Ele formou-se em um curso técnico de gastronomia e, de passagem pela Costa Rica, teve a ideia de abrir o próprio restaurante. O Ocyá é também a casa onde mora, com mesas ao ar livre em chão de cascalho, à sombra de amendoeiras na Ilha Primeira, na Lagoa da Tijuca, na Barra.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

À frente da churrasqueira, explora os insumos em pratos como o peixe maturado na brasa (R$ 72,00) com aïoli de salsa. Fora do cardápio, surgem raridades como o “jamón” de atum curado (R$ 58,00), um delicado presunto marinho. Trata-se de mais um peixe pendurado entre dourados e anchovas na câmara onde chegam a ficar por sessenta dias, entre 1 grau negativo e 3 graus, em processo acompanhado por técnicos em veterinária da UFF. E assim, com experimentação e sensibilidade aliadas a muito estudo e tecnologia, descortinam-se novas portas para o sabor.

Continua após a publicidade

Ilha Primeira, Barra da Tijuca, ☎ 97286-1250 (85 lugares). 17h30/22h (sáb. 12h/22h; dom. 12h/18h; fecha seg. a qui.). www.ocya.com.br. Aberto em 2022. $$$

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.