Dez petiscos imperdíveis para experimentar no Comida di Buteco
Tira-gostos em destaques para o segundo fim de semana do concurso no Rio, que envolve 132 bares e tem como tema as especiarias
E aí, comeu? O Comida di Buteco está a mil por hora e vai para o segundo fim de semana com diversas caravanas de “botequeiros” cruzando a cidade. A 16ª edição do concurso no Rio envolve 132 bares e restaurantes, na disputa pelo melhor petisco. Estabelecimentos que se espalham pela capital, Niterói e Baixada Fluminense, incluindo a ilha de Paquetá.
+ Da fazenda para a mesa: pizzarias do Rio apostam em queijos brasileiros
Para facilitar a escolha, apontamos 10 bares que estão fazendo bonito no início do evento, que vai até 7 de maio, lembrando que todos os petiscos concorrentes custam R$ 30,00. O tema de 2023 são as especiarias, que devem estar presentes em cada receita.
Mortadella’s (Rua Senador Vergueiro, 44-A, Flamengo. Tel.: 3253-5442)
O bar estreante vem com o petisco Afogando o Nhoque, uma espécie de fondue de nhoques fritos. Num aparelho especial, são 24 nhoques de massa de batata, ladeados por uma tigela aquecida com ragu de carne assada, caprichada no louro, na salsa e na cebolinha, pimentas calabresa e do reino, e com um toque final de páprica e tomilho.
Cachambeer (Rua do Cachambi, 475, Cachambi, Tel.: 3042-1640)
Chiqueirinho Arrumado é o petisco de uma das melhores cozinha de boteco da cidade, trazendo fatias de pancetta de porco grelhada na manteiga, com molho de barbecue, mel, mostarda e pimenta biquinho. Para acompanhar, cubos de batatas refogados na manteiga com ervas finas.
Deza Botequim (Travessa Tamoios, 32, Flamengo. Tel.: 3449-3124)
O pequeno botequim e alma e cozinhas grandes no Flamengo vai de Riobahêa: crocantes de arroz com camarão defumado, queijo coalho, coco, acompanhados de maionese artesanal de coentro e molho bahêa (mix de pimentas e ervas).
Bar Sambódromo (Avenida Salvador de Sá, 77, Cidade Nova. Tel.: 2293-6703)
De cozinha elogiada, o bar caprichou com ares de “gastronomia chique”. O petisco Na Boca do Polvo traz polvo salteado com tomates defumados e confitados, finalizado com caviar de salsinha, farelo de bacon e chimichurri. Tudo acompanhado de crocantes de arroz.
Bar Santo Remédio (Rua Barão de Mesquita, 922-A, Grajaú. Tel.: 3217-3515)
O porco é o tema do animado bar do Grajaú, com o tira-gosto Porco Panc. Trata-se de lombinho desfiado com um pesto de ervas, com caponata rica em especiarias.
Zinho Bier (Rua São Luiz Gonzaga, 2330, Benfica. Tel.: 3556-8310)
Quando a costela bovina da casa entra em ação, não tem erro. O petisco Junto e Misturado traz a costela no bafo desfiada e temperada à base de ervas e especiarias, com creme de abóbora e queijo de coalho gratinado. Acompanha torradinhas com azeite e alecrim.
Traçado Botequim (Rua Ronald de Carvalho, 154-C, Copacabana. Tel.: 3449-5899)
O pequeno boteco estreante, que conta com tira-gostos salivantes e os drinques de Thiago Teixeira, preparou o Sardalhau: três bolinhos de sardinha com azeite especial da casa à base de ervas, especiarias, limão siciliano e pimenta dedo de moça.
Bar do David (Ladeira Ari Barroso, 66, Chapéu Mangueira, Leme. Tel.: 96483-1046)
Tricampeão do Comida di Buteco, David Bispo vem dessa vez com o Made in Favela, uma trouxinha de mortadela com queijo, orégano, cebola, nozes e manjericão. O bar do Chapéu Mangueira vale sempre a visita.
Bar da Gema (Rua Dona Zulmira, 134, Maracanã. Tel.: 98148-4081)
Xica da Silva é o nome do petisco que vai de carne suína de lata, aquela conservada na própria gordura, acompanhada de farofa de feijão vermelho. Simples e delicioso, com a cara da cozinha que sagrou-se campeã do concurso em 2011.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Os Imortais (Rua Ronald de Carvalho, 147, Copacabana. Tel.: 3563-8959)
Mais um cardápio de sucesso em Copacabana, quando o assunto é petiscoe cerveja boa, a animada casa embarca no tema das especiarias e lança o Caminho das Índias, feito de filé mignon suíno ao molho indiano, coberto por quiabos crocantes.