Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Você conhece a Sauvignon Blanc?

Por Marcelo Copello Você conhece a Sauvignon Blanc? Esta uva branca originária de Bordeaux na França é sinônimo de frescor, acidez e expressividade. Nada de timidez aqui, a Sauvignon Blanc é: “cheguei!”.   Normalmente os Sauvignon Blanc são vinhos brancos clarinhos, quase esverdeados, com menos cor que os Chardonnay, que normalmente são mais dourados. Os aromas típicos […]

Por marcelo Atualizado em 25 fev 2017, 17h18 - Publicado em 7 nov 2016, 18h00

Por Marcelo Copello

Você conhece a Sauvignon Blanc? Esta uva branca originária de Bordeaux na França é sinônimo de frescor, acidez e expressividade. Nada de timidez aqui, a Sauvignon Blanc é: “cheguei!”.

 

Normalmente os Sauvignon Blanc são vinhos brancos clarinhos, quase esverdeados, com menos cor que os Chardonnay, que normalmente são mais dourados.

Os aromas típicos da Sauvignon Blanc são frutas cítricas, como lima, limão e maracujá, pimenta verde fresca, grama cortada, ervas frescas, hortelã e arpargos. Os Sauvignon Blanc são normalmente brancos leves, secos e muito frescos, com uma ótima acidez, ótimos para acompanhar peixes e frutos do mar. Queijo de cabra e Sauvignon Blanc  formam um par clássico!

No melhores Sauvignon Blanc vem da França, do vale do Loire, além de Bordeaux. O Chile faz ótimos Sauvignon Blanc, assim como a Nova Zelândia, África do Sul e a região do Friuli, no norte da Itália. O Brasil também já faz alguns muito bons, principalmente em Santa Catarina. Quer experimentar um bom Sauvignon Blanc nacional? Prove o Sanjo.

Leia também: O vinho marrom.

em www.marcelocopello.com

Continua após a publicidade

Publicidade