Imagem Blog

Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Vinícola brasileira realiza imersão em cave submarina

Para celebrar o sucesso de vendas do espumante Miolo Cuvée Tradition Brut

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 Maio 2017, 15h27 - Publicado em 2 Maio 2017, 15h27

Para celebrar o sucesso de vendas do espumante Miolo Cuvée Tradition Brut – elaborado no Vale dos Vinhedos (RS) com uvas Chardonnay e Pinot Noir – em terras francesas, o Grupo Miolo decidiu apostar em um sistema único de envelhecimento: a imersão de garrafas em caves submarinas.

(leia também: Já imaginou uma adega ao fundo do mar?)
Há dois meses, um lote do espumante foi imerso no mar da província de Bretagne, no Atlântico Norte, na França. Toda a operação foi realizada em caves submarinas, criando condições ideais, não apenas para envelhecer, mas para conferir características singulares aos vinhos .

Estrategicamente mergulhadas na ilha de Ouessant, na região conhecida como Baie du Stiff, as garrafas dispostas  em container especial ficam em contato com as temperaturas do mar (entre 11 e 13 °C) e do ar (de 8 a 10 °C), além de receberem as influências benéficas da constante agitação marítima.

Segundo Adriano Miolo, enólogo e superintendente do Grupo Miolo, os efeitos, observados em testes laboratoriais e degustações frequentes para acompanhar o amadurecimento da bebida, são surpreendentes. “Um espumante submerso apresentou 10 vezes mais compostos moleculares do que os envelhecidos pelo método tradicional. Esses compostos são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade do vinho”.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com Adriano, em degustações às cegas, os espumantes apresentaram sabor mais complexo, rico e floral, sem perder o frescor. Percebendo-se, também, notas de manteiga e castanha.

Curioso, não? Os espumantes serão retirados do mar em novembro deste ano e serão enviados  para o Brasil e França em uma edição especial. Que tal?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.