Vinho & Chocolate
Por Marcelo Copello Um tema controverso no mundo do vinho é se vinho e chocolate combinam. Eu já fiz muitas experiências e posso afirmar com segurança que sim – vinho e chocolate podem ser uma excelente combinação, desde que com o chocolate certo com o vinho certo. Adianto que os piores chocolates e que realmente […]
Por Marcelo Copello
Um tema controverso no mundo do vinho é se vinho e chocolate combinam. Eu já fiz muitas experiências e posso afirmar com segurança que sim – vinho e chocolate podem ser uma excelente combinação, desde que com o chocolate certo com o vinho certo.
Adianto que os piores chocolates e que realmente são difíceis de combinar com vinho são o chocolate branco e o chocolate ao leite. O ideal é usar chocolates com menos gordura, menos açúcar e com um teor maior de cacau, entre 40% e 80%.
Vou dar algumas dicas de que vinhos combinar com chocolates:
1-O mais fácil de combinar com chocolate são os tintos fortificados como o Vinho do Porto. Para estes o ideal são chocolates de teores de cacau alto, entre 60% e 80%, que podem ser puros ou com nozes, avelas ou castanhas.
2-Os vinhos de sobremesa, doces, do tipo Late Harvest ou Sauternes vão muito bem também. Para estes o ideal são chocolates não tão amargos, entre 40% e 60%, puros ou com frutas cristalizadas, como laranjas.
3-Com vinhos tintos secos não é tão fácil, mas é possível. É preciso um tinto mais tânico, como um Tannat, um Petit Verdot ou um Cabernet Sauvignon mais jovem e nervoso. Para estes o chocolate não deve ser tão amargo, entre 40 e 60%, puros ou com frutas secas, negras ou vermelhas, como ameixas secas.
Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)