Qual o vinho para a Páscoa? Do Bacalhau ao Chocolate!
Dicas de como harmonizar sua Páscoa com os vinhos ideais para o bacalhau, a colomba e o chocolate
Na Páscoa há um pico no consumo do vinho. O coelhinho adora a bebida de Baco e só é superado por Papai Noel, outro enófilo voraz. Afinal, seja por motivações gastronômicas ou religiosas, não há bebida mais adequada para mesa caprichada deste feriado, já que na tradição cristã o vinho simboliza o sangue de Cristo, derramado para redimir nossos pecados.
Que vinhos combinar com as principais iguarias que normalmente estão nas mesas brasileiras neste feriado? Falo de bacalhau, colomba (panetone) e chocolate
BACALHAU
Para o bacalhau, a reposta é “depende”.
Se for uma receita mais suave e cremosa, do tipo, “Bacalhau com Natas” ou “Brandade de Bacalhau”, o ideal é um branco. Se for uma receita mais forte, com tomates e azeitonas, como “Bacalhau à Gomes de Sá” ou “Bacalhau ao Zé do Pipo”, ai o ideal é um tinto.
Eu recomendo vinhos portugueses – nos brancos gosto muito dos da uva Encruzado e dos da Alvarinho. Nos tintos o leque de opções é grande, e podem ser de várias uvas e regiões, como Alentejo, Douro ou Península de Setúbal, o importante é terem presença e caráter.
Mas aí você pergunta, peixe com vinho tinto? Sim, é possível conforme o peixe e conforme ele for preparado. No caso no bacalhau, é um peixe de sabor mais intenso e mais salgado (o que ajuda os tintos). Outros peixes que também podem ficar bons com tinto, conforme a receita são salmão, atum, anchova, enguia e lampreia (peixe tipico de Portugal).
Pois é, com dize os portugueses “bacalhau não é peixe, bacalhau é bacalhau”
COLOMBA / PANETONE
Para a colomba, o panetone da Páscoa, o casamento que chega à perfeição é com o Asti italiano ou com os moscatéis brasileiros, que têm excelente qualidade.
CHOCOLATE
A harmonia dos vinhos com chocolate já não tão garantida, pois depende muito da escolha certa. Os tipos de chocolates mais difíceis de combinar são o chocolate branco e o chocolate ao leite. O ideal é usar chocolates com menos gordura, menos açúcar e com um teor maior de cacau, entre 40% e 80%.
Vou dar algumas dicas de que vinhos combinar com chocolates:
– O mais fácil de combinar com chocolate são os tintos fortificados como o vinho do Porto. Para estes o ideal são chocolates de teores de cacau alto, entre 60% e 80%, que podem ser puros ou com nozes, avelas ou castanhas.
– Os vinhos de sobremesa, doces, do tipo late harvest ou Sauternes, vão muito bem também. Para estes o ideal são chocolates não tão amargos, entre 40% e 60%, puros ou com frutas cristalizadas, como laranjas.
– Com vinhos tintos secos não é tão fácil, mas é possível. É preciso um tinto mais tânico, como um Tannat, um Petit Verdot ou um Cabernet Sauvignon mais jovem e nervoso. Para estes o chocolate não deve ser tão amargo, entre 40 e 60%, puros ou com frutas secas, negras ou vermelhas, como ameixas secas.