Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Manifesto de estreia

“Este é um livro sobre vinho. Será um livro técnico para os que aqui buscarem regras e detalhes. Será, também, um livro sintético para os que lêem em diagonal. Um livro de consulta, para os objetivos e práticos.  Será, ainda, um livro intuitivo para os que funcionam assim. E um livro poético para os que […]

Por admin
Atualizado em 25 fev 2017, 19h40 - Publicado em 13 jun 2011, 14h18

“Este é um livro sobre vinho. Será um livro técnico para os que aqui buscarem regras e detalhes. Será, também, um livro sintético para os que lêem em diagonal. Um livro de consulta, para os objetivos e práticos.  Será, ainda, um livro intuitivo para os que funcionam assim. E um livro poético para os que têm o dom de ver a poesia das coisas. Acima de tudo, um livro alegre, embebido em alegria de viver. Espero, com este livro, mudar a vida de alguns leitores. Pretensioso? Sim, toda a paixão o é. Toda paixão é revolucionária, muda nossa visão do mundo, muda nossas vidas! Quem efetuará esta mudança não serei eu, mas a paixão por um universo novo, uma fonte inesgotável de descobertas, emoção, conhecimentos, prazeres sensoriais e filosóficos, físicos e metafísicos. Eu, indicador em riste e taça na mão, apenas aponto a direção.”

O texto acima, escrito há cerca de 15 anos para meu primeiro livro*, se encaixa perfeitamente na estreia deste BLOG, pois continuo apontando na mesma direção, o vinho, e buscando a mesma linguagem: um assemblage de informação técnica, análise, serviço e poesia, sem esquecer a função principal do vinho, prazer, saúde e emoção.

Ocasiões especiais como a estréia deste blog são celebradas com vinhos especiais. Mas qual seria meu vinho predileto? Esta é uma pergunta que sempre me fazem e que já respondi de muitas maneiras diferentes. Recentemente em uma degustação que eu apresentava, um dos participantes me fez esta pergunta e eu disse que seria um Champagne, talvez Salon ou um Krug. Ele ficou meio decepcionado, disse que esperava um tinto, e perguntou porque Champagne. Eu disse que era o que me dava mais prazer.

No fundo acho que não existe o “melhor vinho”, existe a “melhor companhia”, pois o melhor vinho é o que mais emociona e quanto mais vinhos provo vejo que a emoção vem não apenas do vinho, mas do contexto, da ocasião e principalmente do convívio que ele proporciona.

Para a celebração de hoje a companhia será você leitor, e o vinho será o Champagne KRUG. Visitei esta Maison em Reims ano passado e fiz uma breve entrevista uma das enólogas da empresa, Julie Cavil. Na ocasião provamos três jóias da empresa, o primeiro foi o Krug Clos du Mesnil 1998, o mais elegante, a pura expressão do vinhedo mais famoso da Champagne, o Clos du Mesnil. O segundo o Krug Vintage 1998, o mais intenso, uma mistura dos melhores vinhos desta grande safra. E finalmente o Krug Grad Cuvée, o mais complexo, uma mistura de vinhedos e safras. Vejam mais detalhes no vídeo.

A Maison Krug é uma das poucas casas de Champagne que fermenta seus vinhos em madeira, o que lhes garante mais corpo e complexidade.

Continua após a publicidade

Veja nas fotos abaixo cinco momentos da elaboração de um Krug:

O vinho base fermenta em barricas de carvalho usadas

Os vinhos de reserva repousando em cubas de inox

O momento do assemblage, quando dezenas de vinhos são misturados para compor a sinfonia de aromas e sabores do champagne

 

Continua após a publicidade

A segunda fermentação e o envelhecimento acontecem em garrafas e pode levar anos

A remuage (girar as garrafas para levar as borras para o gargalo) acontece em suportes chamados pupitres. Após esta operação processa-se o degorgement, a separação das borras

 

Após mais algum tempo de repouso a garrafa de Champagne finalmente é rotulada e chega até nossas taças

 Um brinde e saúde!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.