Imagem Blog

Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

MALBEC: Argentina X França

Os brasileiros amam a Malbec e para que a entendam melhor é interessante a comparação dos exemplares argentinos com os franceses.

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 Maio 2022, 14h25
Malbec
 (shutterstock/Divulgação)
Continua após publicidade

A malbec nasceu em Bordeaux há alguns séculos, mas desenvolveu-se mais na região francesa de Cahors. Com a Phylloxera no século XIX foi quase apagada de Bordeaux onde ainda existe, embora seja rara. Lá nunca foi realmente muito plantada, os châteaux tinham um máximo de 10% de malbec para ser usada em cortes com o papel de suavizar o Cabernet Sauvignon. Depois da Phylloxera contudo, foi replantada em porta enxertos muito vigorosos e após a geada de 1956 foi quase abandonada em nome da Merlot. Hoje em Bordeaux os poucos châteaux que tem malbec raramente a usam em proporção maior que 5% em seus vinhos. No Cahors sim, a malbec é a mais plantada, e é obrigatória em mínimo de 70% nos cortes.

 

malbec veio de Bordeaux para a Argentina em 1852 (e não do Cahors) e lá se adaptou esplendidamente. Hoje a diversidade clonal da malbec na Argentina é enorme, maior que na França.

 

Em uma comparação genérica de estilo entre os malbecs argetinos e os franceses, podemos dizer que:

 

Frutas: os malbecs argentinos costumam ser exuberantes nos aromas de frutas, com muitas frutas negras (ameixas, amoras principalmente) bem maduras, as vezes lembrando geléias. Os do Cahors lembram mais frutas frescas, não tão maduras.

 

Flores: violeta é um dos aromas típicos do malbec argentino, menos evidente nos exemplares do Cahors.

Continua após a publicidade

 

Vegetais/ervas: tabaco é um aroma da malbec mais comum nos exemplares do Cahors.

 

Doçura: quase sempre os malbecs estarão na categoria “seco”, com poucos gramas de açúcar residual (1 a 5), é o mais comum no mercado, mas com sensação de maciez dada pelo álcool alto e acidez moderada, mais evidente nos exemplares sulamericamos do que nos franceses.

 

Acidez: aqui está uma grande diferença do malbec argentino para o francês. O argentino geralmente tem acidez moderada e o francês mais alta.

Continua após a publicidade

 

Corpo: geralmente argentinos tem mais volume de boca que os do Cahors

 

Álcool: na Argentina raramente um albec terá menos de 13,5% de álcool, podendo chegar aos 17%. Na França estes números são mais baixos, ficando geralmente entre 12% e 14%

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.