Conheça a história da marca de vinho Sangue de Boi
Histórias e curiosidades sobre um ícone brasileiro
Qual a garrafa mais importante nesta foto?
.
Esta é uma coleção que tenho com garrafas que me foram autografadas por seus autores. . Tem Pétrus autografada por Christian Moueix, La Tache por Aubert de Villaine, Pichon Comtesse por May-Éliane de Lencquesaing, Cheval Blanc por Pierre Lurton, Vega Sicilia por Pablo Alvarez, entre várias outras. .
Mas a garrafa mais querida de todas é a de SANGUE DE BOI, que ganhei de presente meu aniversário autografada por queridos amigos e familiares. Imaginem minha cara quando abri o embrulho de presente!
.
Quem nunca tomou um Sangue de Boi que atire primeira rolha. Os primeiros goles de vinho que provei foram em uma caneca, e o vinho era “suave”.
.
Sangue de Boi é a marca de “vinho de garrafão” mais famosa do Brasil. Por curiosidade tentei pesquisar sobre ela mas não descobri muito. Apenas que a Vinícola Aurora, atual detentora da marca, comprou-a em 1963 da antiga Adega Suisso-Brasileira, de São Paulo.
.
Mas de onde vem o nome “Sangue de Boi”? Não tenho uma resposta precisa, mas, sim, algumas teorias e pistas:
.
1-Antigamente, de fato, colocavam sangue de boi, ou de outros animais, como agente clarificante nos vinhos. Fiquem tranquilos, há muito tempo isso não é mais usado.
.
2-Existem alguns vinhos em outros países, com nomes semelhantes, como o “Sangre de Toro” na Espanha. E, no blog do amigo Luiz Cola, li que existe um vinho na Hungria, chamado Egri Bikaver (“Sangue de Boi” em húngaro).
.
E você, já provou o Sangue de Boi?