Encontrada a mais antiga mensagem dentro de uma garrafa.
Encontrada por uma família australiana numa remota praia da ilha Wedge, uma garrafa de Gin datada do século XIX
Encontrada por uma família australiana numa remota praia da ilha Wedge, uma garrafa de Gin datada do século XIX contendo uma contendo uma carta de 12 de junho de 1886. Essa é “mensagem de garrafa” mais antiga, já registrada.
Tonya Illman descobriu o artefato ao caminhar em uma praia na ilha Wedge, na Austrália Ocidental em janeiro deste ano.
A garrafa, não tinha tampa ou fechamento, mas um rolo únido dentro amarrado com cordas e medindo 200mm x 153mm.
O pequeno pedaço de papel mais se parecia com um cigarro. Curiosa a família retirou a carta da garrafa e secou-a no forno para que pudessem desenrolar e lê-la sem danificar o papel.
No site da fotografia da família, Kym Illman declarou: “A primeira coisa que me chamou a atenção foi o campo do ano, 18__. Parecia-nos totalmente improvável que a nota e o frasco pudessem ter durado tanto tempo e depois ser tão fáceis de encontrar “.
Dois dias depois, eles entraram em contato com o curador assistente da Arqueologia Marítima no Museu WA, Ross Anderson.
A mensagem na garrafa foi escrita em alemão e havia sido originalmente embarcada em um navio com o nome de Paula.
O arqueólogo descobriu que havia um barco de nome Paula listado no Registro Lloyds de 1883. O barco foi descrito como um “barco de vela de 320 toneladas, armações de ferro com revestimento de madeira, feltro e revestimento de metal amarelo, construído em Lormont, Bordeaux, França, em 1859, os proprietários L. Daver, Master Serett “.
Acredita-se – como a nota fornece coordenadas – que a garrafa foi jogada do navio no sudeste do Oceano Índico durante uma viagem de Cardiff no País de Gales para a Indonésia.
A garrafa de gin
A equipe do Museu WA descobriu que a garrafa foi feita por Daniel Visser e Zonen em Schiedam e acredita-se que tenha originalmente incluído Gin.
O arqueólogo holandês, J. van Doesburg, contatado pelo Museu Marítimo da WA, afirmou: “O ponto de partida para a produção deste tipo específico de garrafa de gin é 1880 . Garrafas anteriores a este período são mais arredondadas.”
Pesquisadores levaram cerca três semanas de pesquisa para determinar a autenticidade da garrafa e acreditam que os últimos ciclones na região sejam os responsáveis por expor novamente a garrafa.
Assim que o Guinness World Records reconher a descoberta de Illmans, ele superará o atual detentor da “mensagem mais antiga em uma garrafa” em mais de 23 anos.
Informações sobre a descoberta podem ser lidas aqui, e o relatório do Museu WA pode ser encontrado aqui.
Leia também: Arqueóloga encontra evidencias de vinho bíblico