Imagem Blog

Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

A espuma do espumante

Por Marcelo Copello   O gás dos espumantes é natural, não é adicionado como nos refrigerante. A fermentação alcoólica é a reação química que transforma o os açúcares da uva em álcool e um dos produtos desta reação química é o gás carbônico. Quando fazemos um vinho tranquilo, ou não espumante, a fermentação é feita em […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 17h16 - Publicado em 10 dez 2016, 09h28
 (/)
Continua após publicidade

Por Marcelo Copello

 

O gás dos espumantes é natural, não é adicionado como nos refrigerante. A fermentação alcoólica é a reação química que transforma o os açúcares da uva em álcool e um dos produtos desta reação química é o gás carbônico. Quando fazemos um vinho tranquilo, ou não espumante, a fermentação é feita em recipientes abertos, de forma que o gás sai. Os espumantes são geralmente o produto de duas fermentações. Primeiro elabora-se um “vinho base”, que será refermentado.

espuma-1

Continua após a publicidade

É na segunda fermentação que surge a espuma, pois ela acontece em recipientes hermeticamente fechados, de modo que o gás ao invés de sair se dissolve no líquido e só é liberado quando “estouramos” a rolha. Quando a segunda fermentação ocorre na própria garrafa do espumante, chamamos este método de clássico ou Champenoise. Quando ocorre em grandes recipientes de inox, chamamos de método Charmat. Os espumantes champenoise são geralmente de melhor qualidade e na região de Champagne só é permitido este método.

 

Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.