Santa Ynez Valley, região vinícola de tirar o fôlego na Califórnia
Combinação única de paisagens deslumbrantes, clima agradável e rica herança cultural, destino é um tesouro a ser descoberto pelos viajantes mais exigentes
Santa Ynez fica a 50km de Santa Bárbara e é um excelente destino para incluir no roteiro de uma roadtrip pelo estado dourado da Califórnia, já que fica estrategicamente posicionada entre São Francisco e Los Angeles. E foi exatamente o que fiz em uma recente viagem. Saí de Santa Bárbara e cheguei a Santa Ynez Valley em apenas 40 minutos de carro, mergulhando em um cenário montanhoso com uma atmosfera de Velho Oeste e um charmoso centro histórico. A região oferece uma variedade de atividades e atrações para os visitantes desfrutarem, desde visitas às renomadas vinícolas com suas degustações de vinhos, até excelentes opções gastronômicas, cervejarias, museus e lojas pitorescas. São seis cidades próximas, cada uma com sua própria personalidade. E explorar cada vilarejo é uma experiência enriquecedora. Portanto, se você é apreciador de destinos de enoturismo, como Napa Valley e Sonoma, no Norte da Califórnia, deve desbravar também esta região vinícola a 3h30 de Los Angeles e 4h40 de São Francisco.
As cidades do Vale
As cidades que compõem o Vale e são próximas às montanhas são: Solvang, Los Olivos, Buelton, Ballard, Santa Ynez e Los Alamos. Aliás, Santa Ynez também já foi cenário de filme premiado em 2004, “Sideways”, quem lembra? É lá também que fica o famoso rancho “Neverland”, do rei do pop, Michael Jackson. A propriedade fica a cerca de a 8 km da cidade de Los Olivos.
As atrações em Santa Ynez
Uma vez por ali, vale a pena conhecer o Museu Histórico de Santa Ynez Valley, que conta a história de diversas comunidades da costa central da Califórnia e exibe também carruagens antigas e a maior coleção de veículos puxados por cavalos da costa oeste. A alguns passos fica o simpático centrinho do vilarejo, que conserva fachadas arquitetônicas da época de sua fundação (1881). Ao caminhar por ali, a gente sente o clima da “Cidade dos Cowboys”, que muitas vezes parece ter parado no tempo. Na charmosa Sagunto Street, principal avenida da cidade, estão concentradas diversas opções de cafés, lojinhas, bares e restaurantes, dos casuais até mais sofisticados.
Onde ficar em Santa Ynez
Ainda caminhando, o visitante encontra o melhor hotel da região. Indico demais fixar pouso no acolhedor The Genevieve e explorar as outras cidades de carro, bem perto umas das outras. Em estilo vitoriano, com clima de casa de fazenda, todo arborizado, ele conta com apenas 20 quartos, amplos, bem equipados e silenciosos. Alguns oferecem até jardim interno com direito à uma romântica fonte. O café da manhã é bem gostoso, mas o must mesmo é o jantar no The Victor, um dos mais badalados restaurantes de Santa Ynez. O hotel tem ainda bicicletas disponíveis aos hóspedes, que podem inclusive pedalar até as vinícolas, a apenas 15 minutos. Aliás, o The Genevieve oferece um ”passaporte” que vale um wine tasting de cortesia nas vinícolas das redondezas. Localizado na principal rua da cidade, é ideal para quem quer explorar a região de Santa Ynez Valley.
Música ao vivo e clima de saloon
Se a ideia é uma noite mais animada, sugiro dar um pulo no Maverick Saloon, onde o turista se sente dentro de um filme ao assistir os locais dançando em coreografia bem ao estilo Velho Oeste ao som de bandas californianas. Ele existe desde o início de 1900 e, no ambiente, pôsteres, placas de cerveja iluminadas e ferraduras enferrujadas revestem as paredes de madeira. Já no cardápio, há pratos de pub, desde hambúrgueres a churrasco, e para beber, uma ampla seleção de cervejas artesanais e vinhos locais.
As vinícolas locais e os saborosos vinhos
A indústria do vinho naturalmente é parte importante da economia local. O relevo montanhoso de Santa Ynez Valley e as baixas temperaturas que vêm do oceano, e esquentam à medida que entram no continente, tornam a região ideal para produzir vinhos do tipo Pinot Noir no leste e Cabernets e Merlots no oeste. Portanto, você pode fazer tours pelas vinícolas, participar de degustações e aprender mais sobre o processo de produção da bebida. São cerca de 120 opções de vinícolas e, obviamente, só consegui ver algumas que divido com você: Gainey Estate Vineyards & Tasting Room e a Sunstone Winery. Ambas cinematográficas e com excelentes rótulos! Atenção para reservas, que são extremamente recomendadas.
A dinamarquesa Solvang
No dia seguinte, minha sugestão é conhecer a vizinha Solvang, uma graça de cidade colonizada por imigrantes dinamarqueses que queriam fugir do frio europeu. Com casas de madeira, moinhos e confeitarias típicas, toda sua arquitetura tem estilo europeu e referências ao escritor Hans Christian Andersen. Sua arquitetura única chama atenção, e o difícil é parar de tirar fotos em cada cantinho! Portanto, caminhar pelas ruas de Solvang já é uma atração por si só. Além disso, é essencial provar o doce típico local, danish, em um de suas dezenas de padarias/confeitarias, assim como os deliciosos chocolates.
Considerada a “cidade mais natalina nos EUA”, ela tem uma população de 5 mil pessoas, e recebe centenas de turistas de países diferentes nos fins de semana, férias e feriados. Os museus locais são atrações imperdíveis nesta cidade dinamarquesa na Califórnia. Entre eles, o Elverhoj Museum of History & Art, o Hans Christian Andersen Museum e também o Wildling Museum of Art and Nature. Além disso, as missões também são disputadas por lá, como, por exemplo, a Antiga Missão de Santa Inês.
A histórica Los Olivos
A literalmente 10 minutos de carro, chegamos à simpática Los Olivos, conhecida por seus elegantes ranchos, sua cena gastronômica interessante e sua inclinação para as artes. O estilo de arquitetura é vitoriano, e ela conta com um centrinho com lojas de antiguidades, galerias de arte, boutiques, restaurantes e mais de 40 salas de degustação de vinhos. Além disso, a região é cercada por vinhedos, fazendas de lavanda, pomares e trilhas para cavalos. A sugestão de hospedagem por ali é o sofisticado Fess Parker Wine Country Inn, que leva o selo da Preferred Hotels.
E assim concluímos nossa jornada por essa região californiana singular, um destino inigualável para aqueles que buscam relaxamento, contato com a natureza, imersão na cultura local, experiências gastronômicas memoráveis e degustação de vinhos excepcionais. Ficou convencido a incluir Santa Ynez Valley em seu próximo roteiro?
Renata Araújo é jornalista, editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e da página do instagram @youmustgoblog