Cinco locais perfeitos para fazer exercícios ao ar livre no Rio
Da Zona Oeste à Zona Norte e até em Niterói, confira dicas e atrações para suar a camisa e se preparar para o verão fora das academias
Engana-se quem pensa que é preciso entrar numa academia para se preparar para o verão. O Rio de Janeiro é conhecido por suas belezas naturais e alguns dos cenários são perfeitos para a prática de atividade física ao ar livre. Com aquele solzinho convidativo pela manhã e um clima superagradável no fim de tarde e de noite, cada vez mais cariocas têm se exercitado fora das academias. Confira cinco dicas de lugares na cidade para suar a camisa e, de quebra, apreciar uma bela vista:
1- Cidade das Artes (Barra)
Erguido a dez metros do chão, na Zona Oeste, o prédio escultural abriga um dos mais importantes e completos espaços para a representação das artes. Agora também é ocupado por praticantes de atividade física. Nós, do Pura Vida Training, fomos os pioneiros ao ocupá-lo com um treino funcional de alta intensidade. Durante nossas aulas, usamos toda a área física do local, seguidos pela Capoeira Brasil, comandada pelo Mestre Boneco. Aulas de zumba e dança de salão completam as atividades disponíveis atualmente por lá.
2- Parque das Figueiras (Lagoa)
Bem próximo ao Parque dos Patins, numa área antes esquecida e que ganhou uma nova cara, o espaço é destaque na Zona Sul. Recentemente, recebeu um mobiliário novo, com espreguiçadeiras, mesas e banquinhos feitos com troncos. Há aparelhos para a prática de exercícios ao ar livre, uma academia dedicada à terceira idade, além de brinquedos infantis e bicicletário. Com a revitalização do local, a ciclovia da Lagoa ganhou novo traçado, com mais 200 metros, tornando-se, portanto, um ótimo lugar para corredores.
3- Parque Madureira (Madureira)
Considerado o terceiro maior da cidade, oferece aos moradores da Zona Norte carioca muitas opções de lazer, dentre elas quadras de vôlei, basquete e futebol, além de um campo de grama sintética para partidas de futebol. Essas atrações dividem o espaço com fontes, riachos, quiosques, pista de skate, já conhecida internacionalmente por sediar campeonatos mundiais, pomar, brinquedos e uma extensa ciclovia, onde é permitida a prática de ciclismo, corrida e patinação. Há ainda a possibilidade de alugar bikes. Ou seja, além de ser lindo, vale muito a pena conhecer o parque e, claro, se exercitar.
4- Parque da Cidade (Niterói)
Do outro lado da Ponte Rio-Niterói, conta com duas rampas para a prática de vôos livres, parquinho rústico e espaços abertos. “É superconvidativo à realização de varias atividades físicas, seja ela um bom relaxamento, quem sabe até alguns minutos de Yoga, um treinamento funcional, ou qualquer atividade de sua preferência… O que importa é não ficar parado” relata a Educadora Física Marina Mello.
5 – Aterro do Cocotá (Ilha do Governador)
O Parque Manuel Bandeira, mais conhecido como Aterro do Cocotá, é uma boa opção para os residentes locais. Conta com pista de skate, aparelhos para a terceira idade, quadra poliesportiva e uma área para você praticar bodyweight (exercícios com o próprio peso do corpo). Vale a pena conhecer.
Pronto! Agora não tem mais desculpas para não se exercitar. Deixe a preguiça de lado e vamos nos preparar porque o verão já, já está chegando.