Otavio Furtado Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão
Continua após publicidade

PCDs na Sapucaí: Tudo sobre acessibilidade no Sambódromo

De frisa com distribuição gratuita a camarote acessível, pessoas com deficiência tem espaço garantido no Desfile das Escolas de Samba

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 jan 2024, 12h21 - Publicado em 30 jan 2024, 12h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O carnaval é pra todos. Sendo assim, a acessibilidade no Sambódromo é um ponto importante para garantir que ninguém fique de fora da festa. Para conferir o Desfile das Escolas de Samba há desde espaço com ingresso com distribuição gratuita para PCDs na Sapucaí até camarote com todo o conforto.

    Publicidade

    Leia também: Bloco Exagerado aposta na acessibilidade este ano

    Publicidade

    Um total de três mil ingressos são distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência e seus acompanhantes pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). Nos cinco dias de desfile na Sapucaí a secretaria é responsável pela frisa do Setor 13-PCD, espaço de 650m² que conta com audiodescrição dos desfiles para pessoas com deficiência visual, intérpretes de Libras para as pessoas com deficiência auditiva e aparelho de TV com os sambas-enredo de cada escola de samba com legenda. O espaço para PCDs na Sapucaí oferece ainda distribuição de camisetas customizadas e transporte da Central do Brasil (Acesso A) ao Setor 13 e vice-versa em quatro vans.

    PCDs com espaços na Sapucaí
    Rebeca Costa celebra que a Sapucaí acolhe todos os foliões (Léo Nakamura/Divulgação)

    “Carnaval é sinônimo de alegria, de liberdade de ser quem somos. Quando o local não é acessível temos de fato a nossa liberdade inviabilizada”, comentou a empresária e influenciadora Rebeca Costa.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Mas para de fato ser uma festa para todos é preciso se preocupar em ser inclusivo em todos os sentidos, oferecendo diferentes opções para PCDs na Sapucaí. Nesse quesito quem sai na frente é o Camarote Folia Tropical, único que garante acessibilidade em todo seu espaço.

    Acessibilidade em camarote na Sapucaí
    Além de acesso a cadeirantes, Folia Tropical conta com intérpretes de Libras nos shows (Léo Nakamura/Divulgação)

    Além de elevadores que dão acesso aos três níveis do camarote, portas de entrada e banheiros adaptados, espaços reservados com vista para o Desfile das Escolas de Samba, o Folia foi o primeiro camarote a ter intérpretes de Libras durante os shows.

    Publicidade

    “Eu me reencontrei no camarote Folia Tropical. Testemunhei não apenas um carnaval acessível, mas um lugar de pertencimento preenchido pela celebração da diversidade e da humanidade. Não adianta estar no carnaval e não ser parte da festa”, completou Rebeca, que também é embaixadora do Folia Tropical.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.