Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Julia Golldenzon Por Julia Golldenzon, estilista carioca

Os anos 90 estão de volta

Filmes e séries, como House of Gucci e And Just Like That, celebram a virada do milênio e dão pistas de que o gloss, o cinto fino e o crochê estão em alta

Por Julia Golldenzon Atualizado em 20 dez 2021, 11h25 - Publicado em 20 dez 2021, 11h16

Se você teve minissaia da Ellus, usou jeans Forum com cinto fino, gostava de biquíni de crochê e combinou, pelo menos uma vez, coturno com vestido florido, esta coluna soa como boa notícia. Os anos 90 estão de volta! As passarelas de marcas como Chanel e Dolce & Gabbana deram a pista, Britney Spears está livre da tutela do pai e a supermodelo Carla Bruni voltou a desfilar. Bem da verdade, o que está em alta mesmo é o fim da década de 90 e início dos anos 2000, aquele momento que marcou a transição do novo milênio e que está ainda bastante vivo na memória da minha geração.

A estreia da série “And just like that”, uma continuação dos dilemas e de Carrie Bradshaw e suas amigas, é um dos (muitos) sinais de que estamos todos nostálgicos em relação a este período. A série que influenciou a moda numa escala global como nunca antes a TV havia sido capaz virou assunto nas redes sociais e ganhou páginas e capas de jornais e revistas no mundo inteiro. Há quem tenha amado os primeiros episódios. E há quem tenha achado um desperdício esta continuação com dilemas das mulheres de 50 e sem a personagem Samantha, de Kim Catrall, que se recusou a participar por, diz-se, ter brigado com Sarah Jessica Parker.

Na beleza, o maior indício da volta dos anos 90 é o gloss! Depois de algumas temporadas de batom opaco, de efeito matte, e das cores intensas, o gloss volta a ser item essencial na make. Os lábios voltam a brilhar no estilo de maquiagem que ficou famosa com Paris Hilton e Alicia Silverstone. O look apareceu na SPFW, nas passarelas da Handred e de Lino Vilaventura, e está em alta na novela “Verdades Secretas 2”. Entre as famosas, Bruna Marquezine e Beyonce já adotaram novamente. O produto agora é usado até na sombra para dar um efeito de brilho nos olhos.

Os biquínis de crochê, que no fim dos anos 90 já eram um resgate da década de 70, também estão em alta. Entre os motivos, houve uma valorização nos últimos dois anos do trabalho artesanal. A brasileira Triya lançou biquíni de crochê para o verão 2022. A Prada lançou bolsas no estilo shopping bag de crochê e a Chanel apostou em sobrecapas, que lembram pelerines, para serem usadas com vestidos de festa.

Nos cinemas, o filme House of Gucci, que conta a história do assassinato de Maurizio Gucci, também tem boa dose de nostalgia da moda dos anos 90, com direito a Gianni Versace na passarela, Karl Lagerfeld na plateia dos desfiles e o jovem Tom Ford sendo contratado para revolucionar a maison italiana. Deu até saudade de assistir ao GNT Fashion com Betty Lago, praticamente o único lugar em que podíamos ver os desfiles internacionais no fim dos anos 90 e início dos 2000. E você, vai adotar cinto fino, minissaia e crochê neste verão?

Continua após a publicidade

Publicidade