Imagem Blog

Juju na Trip

Por Blog
Uma família de cariocas vivendo o que há de melhor na vida, e compartilhando todas as dicas por aqui. Acompanhem!
Continua após publicidade

Chapada dos Veadeiros: muita água, conexão e óvnis

Instalada sobre uma enorme e única placa de quartzo, região é atravessada pelo Paralelo 14 e tem mais de 120 cachoeiras catalogadas

Por Blog Juju na Trip Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 mar 2022, 16h20

A Chapada dos Veadeiros é um lugar de superlativos para viagens no Brasil. Há cerca de 120 cachoeiras catalogadas na região, sem falar nas não registradas. Muitas delas praticamente lado a lado; complexos com dezenas de cachoeiras gigantescas que descem pelos cânions vale abaixo e deságuam em lagos e rios caudalosos. Sem falar nos mirantes, trilhas, montanhas cobertas de muito verde e numa atmosfera mística e deliciosa que envolve até mesmo histórias de visualização de óvnis e portais para outras dimensões.

Veadeiros se instala sobre uma única e imensa placa de quartzo, bem no centro do país, e ainda é atravessada pelo Parelo 14 (o mesmo de Machu Picchu), fazendo desta uma região não só para banhos d’água, mas também conexões com o Cosmos. (siga o Juju na Trip pelo instagram para acompanhar nossas viagens)

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Juju na Trip (@jujunatripblog)

Como chegar em Veadeiros:

Brasília é o aeroporto mais próximo. De lá, são aproximadamente 2h50 para Alto Paraíso, 3h2o para São Jorge e 3h50 para Cavalcante, as três principais bases para explorar a região.

Quando ir:

A melhor época começa agora em fim de abril e vai até setembro, quando é período de estiagem e não chove. As águas ficam cristalinas, e não há risco de cabeça d’água.

Continua após a publicidade

Onde se hospedar:

A Chapada dos Veadeiros é enorme, e por isso vale dividir a viagem em duas bases, para não perder muitas horas em deslocamentos. Por exemplo, Complexo do Prata Santa Bárbara fica a 1h de Cavalcante, mas a 3 horas de São Jorge.

De forma que vale ficar uns dias em Cavalcante e outros em São Jorge (prefiro São Jorge a Alto Paraíso, porque a primeira é menor e mais charmosa).

a vila de São Jorge
a vila de São Jorge (Juju na Trip/Veja Rio)

Em Cavalcante, recomendo a Casa Tashi Delek, localizada a 5 km do centrinho. O lugar é uma graça, muito arborizado, calmo e amplo, ideal para ir em grupos de até 8 pessoas.

onde ficar em veadeiros: a casa Tashi Delek
onde ficar em Veadeiros (Juju na Trip/Veja Rio)

Em São Jorge, gosto das casas do Espaço Rio da Lua. As Casa do Cipó e Casa da Mata  ficam num terreno à beira-rio, e os chalés Embauba e  Amoreira  ficam no vilarejo.

A Casa na Mata
A Casa na Mata (Juju na Trip/Veja Rio)
onde ficar em veadeiros: as casas do Espaço Rio da Lua
Onde ficar em veadeiros: o conforto das casas do Espaço Rio da Lua (Juju na Trip/Veja Rio)
A casa Cipó: aconchego e vista para a lua
A casa Cipó: aconchego e vista para a lua e as estrelas (juju na trip/Veja Rio)

Precisa de guia?

Há algumas atrações de fácil acesso em que não é necessário. No entanto, alguns complexos exigem presença de guia, e muitos caminhos são mal sinalizados e sem sinal de 3G. Nós viajamos com a MaxExperiências, e montamos um roteiro personalizado que está disponível no site da agência.  Ele inclui os melhores atrativos da região

Continua após a publicidade

Melhores atrações da Chapada: Poço Encantado:

Antes mesmo de chegar a Cavalcante fica o lindo Poço Encantado, que é uma piscina natural com uma extensão de areia tipo praia e duas quedas d’água de 40 m de altura. O local é tranquilo e, para quem quiser aproveitar, tem aluguel de stand up.

Poço Encantado
Poço Encantado (Juju na Trip/Veja Rio)

 Complexo do Prata:

Para quem gosta de trilhas, cachoeiras e natureza, o Complexo do Prata é uma das atrações indispensáveis em Veadeiros. O lugar nada mais é do que uma extensa trilha, de 16,5 km, com várias paradas para banho. Só que, por ser longa, não é possível parar em todas.

A cachoeira do Rio do Prata
A cachoeira do Rio do Prata (Juju na Trip/Veja Rio)

Sendo assim, vá às mais lindas. Indico as cachoeiras d0 Rei e da Rainha da Prata, que você pode ir por uma trilha de 2,4 km se estiver de 4×4 ou 6 de km, se o carro for menor. Elas ficam lado a lado, com quedas em meio a  rochedos e com mirantes lindíssimos.

Chapada de Veadeiros: e a cachoeira da Rainha
Chapada de Veadeiros: e a cachoeira da Rainha (veja rio/Veja Rio)

Complexo de Cachoeiras Macaquinho:

Assim como o Complexo do Prata, o Complexo de Macaquinho é lindo, mas menos conhecido devido à distância. São 2h a partir de São Jorge, incluindo estrada de chão. Chegando lá, 9 cachoeiras e poços fazem o conjunto ser tão lindo.

Complexo Macaquinhos : cachoeira da Caverna
Complexo Macaquinhos : cachoeira da Caverna (juju na trip/Veja Rio)

As favoritas são a cachoeira Lunna, os poços Jump e Sereno, além das cerejas do bolo, as cacheiras da Caverna e do Encontro. Para não passar aperto, leve lanches, pois o destino não tem estrutura.

Continua após a publicidade
Complexo Macaquinhos
Complexo Macaquinhos:  a cachoeira do encontro (juju na trip/Veja Rio)

O que conhecer em Veadeiros – Vale da Lua:

Talvez essa seja uma das atrações mais espetaculares de Veadeiros. O Vale da Lua são formações rochosas irregulares lindas, que dão a sensação de se estar em outro planeta. Para completar, um rio caminha entre as rochas e desagua em um lago amplo e de cor escura.

Vale da Lua
Vale da Lua (Juju na Trip/Veja Rio)
Vale da Lua
Vale da Lua (juju na Trip/Veja Rio)

Catarata dos Couros:

Com 3 km de extensão, a Catarata dos Couros é formada por trilhas, mirantes e cachoeiras lindas. O caminho passa por Muralha, uma cachoeira de quedas altas e lagos, Almécegas Mil, com um lindo mirante, e fechando com o Véu da Noiva, com uma cachoeira que forma uma piscina natural.

Catarata dos Couros
A cachoeira da Muralha, primeira parada na Catarata dos Couros (juju na trip/Veja Rio)
Catarata dos Couros
Almécegas Mil, logo depois da Muralha (juju na trip/Veja Rio)
E, por fim, o véu da noiva
E, por fim, o Véu da Noiva (juju na trip/Veja Rio)

Atrações em Veadeiros – Mirante da Janela:

Um dos pontos mais altos de Veadeiros é o Mirante da Janela, que tem uma vista lindíssima da Chapada. São 2h de trilha, sendo 3,5 km por trecho, ida e volta. Aqui o preparo físico ajuda, mas com cuidado, dá para ir sem ser atleta.

A trilha para o mirante da janela: dificuldade média
A trilha para o Mirante da Janela: dificuldade média (juju na trip/Veja Rio)

O ponto alto é a Janela, que parece um triangulo suspenso sem uma imensidão de natureza. E, de longe, para completar o cenário, há duas cachoeiras altas, uma de 120 m e outra de 80 m. E minha dica é chegar cedo, pois dá mais movimento a partir das 9h.

O mirante da janela
O Mirante da Janela (juju na trip/Veja Rio)
Os saltos vistos de perto: exuberância
Os saltos vistos de perto: exuberância (juju na trip/Veja Rio)

Dicas de Veadeiros – Cachoeira do Label:

A última cachoeira da lista, que é lindíssima, é a Cachoeira do Label, considerada a maior, são 187 m de queda, do Estado de Goiás. Lá em baixo há ainda um poço natural de águas cor de esmeralda. Mas vale um aviso: ela fica a aproximadamente 2h30 de São Jorge. De qualquer forma,  vale a pena a ida.

Continua após a publicidade
Cachoeira do Label, a maior do estado de Goiás
Cachoeira do Label, a maior do estado de Goiás (juju na trip/Veja Rio)

Precisa de guia para acessar e são 1,8 km por uma trilha moderada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.