Turismo de bem-estar: conheça dicas de imersão em Portugal e Paris
Segmento que vem crescendo no Brasil e no mundo é voltado para viajantes que não querem apenas fazer compras ou postar fotos no Instagram
Viajar! Se conhecer um novo destino já é mais uma busca de autocuidado, imagina se esse lugar ainda oferece experiências para estar conectado com a natureza ou a renovação das energias. Por isso, cada vez mais, os turistas estão encontrando maneiras de aliar o cuidado com a saúde e viagens. O turismo de bem-estar é um segmento que vem crescendo no Brasil e no mundo. “A busca é crescente, pois já concluímos que não somos mais felizes visitando lugares somente para fazer compras ou postar no Instagram. O ser humano busca autenticidade e autoconsciência. Os debates sobre os efeitos colaterais do turismo de massa já emergiram e as novas gerações querem experiências autenticamente transformadoras e que geram benefícios para o lugar que visitam. Querem que sua experiência seja de bem estar para ele e para o mundo ao seu redor”, explica Luciana De Lamare, presidente e cofundadora do Instituto Aupaba, uma organização não-governamental que funciona como um hub de projetos especializado em desenvolvimento territorial e turismo regenerativo.
“Temos o desafio de tornar este segmento uma força motriz de regeneração. E a preparação do território é fundamental, pois não se trata apenas de vender uma experiência de bem estar, mas concatenar ações que estimulem o planejamento territorial para melhorar a vida de todos no local. O visitante quer conhecer o que está sendo feito para melhorar a vida de seus próprios cidadãos. O turismo é mais do que entretenimento, é um instrumento de transformação social e econômica. E essa transformação deve ser benéfica para pessoas e territórios”, explica Luciana.
Se normalmente uma pessoa busca um momento de bem-estar e autoconhecimento quando viaja, imagina eu, como jornalista, terapeuta e eterna estudiosa sobre o assunto? Por isso, vou passar pra vocês algumas dicas de experiências que realizei em minhas últimas andanças por aí.
Vamos começar em Portugal, mais especificamente, no Porto. Um lugar mágico e preservado onde se encontram histórias e povoados. A rede Octant realiza uma homenagem à sua localização, que é um destino para encontrar cuidado, paz e liberdade, sem horários. E também, emoção rara, conhecimento profundo, encontros e experiências singulares para nunca se esquecer. Nas margens de Castelo de Paiva, o Octant Douro adota a paisagem em quartos e suítes modernas, e nos espaços interiores, conjugando a vista do rio numa comunhão que revitaliza corpo e alma. A hospedagem fica ainda mais completa com as piscinas panorâmicas e a piscina aquecida, assim como os espaços do SPA. O Octant Douro criou um programa de wellness para os 12 meses do ano, com terapeutas especializados, que prometem harmonizar corpo, mente e espírito. Bacana, né?
O Octant Douro, com ares de refúgio, ainda oferece piquenique surpresa, prova e tour de vinhos do Douro e às Aldeias de xisto de Midões e Gondarém “Ilha dos Amores”, além, ainda, de um tour de barco histórico em que o hotel homenageia a tradição dos antigos carpinteiros de ribeira, o rabelo “Octant I”, oferecendo experiências únicas no Rio Douro. A embarcação, que pode ser usada de forma privada ou em grupo, foi feita à mão respeitando as linhas tradicionais dos Rabelos, ao mesmo tempo em que oferece todos os confortos modernos que os hóspedes podem esperar desta experiência única. É possível navegar nas águas do rio, para contemplar o pôr do sol entre os socalcos da paisagem e as águas límpidas, praticar ioga ou usufruir de provas de vinhos exclusivas.
Dando um salto quântico, a próxima dica fica em Paris. Um resort excepcional no coração da cidade, onde nasceu o biquíni. Como cada um dos 100 hotéis da coleção MGallery, o Hotel Molitor Paris tem uma história única. O primeiro biquíni foi revelado no tradicional concurso de roupas de banho do Molitor em 1946, surpreendendo o mundo da moda. Mas a história não para ai! Em suas amplas piscinas, é fácil você se perder no seu bem-estar no clube situado dentro do hotel, que também oferece massagens relaxantes no Spa Clarins e aulas de ioga. Combinação perfeita entre luxo e urbano, o Hotel Molitor é um verdadeiro museu ao ar livre, e em suas cabines artísticas, 70 artistas foram convidados para pintar, oferecendo uma boa visão da arte contemporânea urbana ao redor do mundo. Entre eles, três brasileiros: Fefe Talavera, Rafael Sliks e Cranio.
Originalmente, as cabines que cercam a piscina interior ofereciam aos nadadores a privacidade necessária para se trocarem antes de mergulhar na grande piscina exterior. Algum tempo depois, a cidade de Paris fechou as portas da Piscina Molitor. O local tornou-se um ponto de encontro conhecido e reconhecido pelos grafiteiros devido ao seu caráter singular: um espaço ao ar livre com duas piscinas vazias de 46 e 33 metros de comprimento, cheias de oportunidades para criar. Durante quase 20 anos, Molitor representou um imenso ateliê ao ar livre para os amantes do spray.
O luxo minimalista, com decoração feita de peças de arte da antiguidades, brinca com o colorido Le Grand Mazarin, bem em Marais. Este hotel boutique de luxo com 61 quartos é um dos favoritos do público da moda e do design, em grande parte graças às engenhosidades maximalistas do designer Martin Brudnizki. A localização é perfeita, pertinho do Hôtel de Ville e do Sena, e no próprio hotel você pode encontrar um local onde a gastronomia francesa se encontra com a árabe, o Boubalé. Lá o premiado chef Assaf Granit serve uma interpretação pessoal única da cozinha Ashkenazi do leste da Europa. Fica fácil amar esse hotel não só por causa de toda a beleza arquitetônica clássica de Paris, mas também pela bela piscina com paredes pintadas a mão e seu spa.
Para os privilegiados que desejam uma experiência fora dos hotéis, mas com o mesmo aconchego, a dica é Symrise L’appartement Étoile – um oásis de fragrâncias finas no coração de Paris. O local é um ateliê de criação e inspiração que proporciona uma experiência sensorial completa num hub íntimo, imersivo e colaborativo para elevar o processo de criação de fragrâncias finas. Para trazer o conceito do desenvolvimento de fragrâncias como um processo de criação ágil e colaborativo, a Symrise, fornecedora global de fragrâncias, sabores, alimentos, nutrição e ingredientes cosméticos, criou o L’Appartement Etoile em Paris – França como um espaço para sensorialidade. A empresa recebe clientes e parceiros em num local que une artes plásticas, música e perfumaria para criar experiências multissensoriais. O hub hospeda também atividades artísticas criativas e experiências de cultura olfativa, conectando as disciplinas por meio de programas culturais exclusivos. Os eventos planejados incluem exposições temáticas, master classes, conversas com palestrantes e artistas icônicos para aprender, conectar e polinizar conhecimentos. No L’Appartement Etoile o público, incluindo clientes, amantes de perfumes, influenciadores e a imprensa podem experimentar um espaço colaborativo que incentiva as trocas e que é nutrido por uma verdadeira energia criativa. www.symrise.com