Sophie Charlotte aposta no poder dos chás para cuidar do corpo
Conheça a opinião de profissionais e receitas de chás que ajudam no emagrecimento
A atriz Sophie Charlotte, protagonista da nova novela das 9, mostrou estar com o corpo em dia na estreia do folhetim e já revelou em entrevistas que, para além de suco verde e alimentação equilibrada, ela incorpora variados chás à sua rotina diária. A adoção dos chás por Sophie demonstra como o simples ato de beber uma infusão pode se integrar a um estilo de vida mais amplo de bem-estar, sem dietas radicais, sem proibições extremas e resultando em um cuidado constante com a saúde.
“Dormir bem, cuidar da digestão e evitar stress fazem parte da equação para manter a pele e o corpo saudáveis. A ingestão de infusões contribui para ações anti-inflamatórias, antioxidantes e regenerativas. Nesse sentido, os chás ganham status de coadjuvantes essenciais no cuidado vascular, imunológico, digestivo e até estético”, explica Patrícia Elias, esteticista e dermaticista que possui quase 8 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.
A especialista destaca que a bebida vai além da hidratação ou de modismo, se tratando de uma ferramenta de autocuidado acessível. “Incorporar chás à rotina diária pode ser uma porta para transformações reais, sistema imunológico mais forte, menor inflamação e, ainda, ajuda no emagrecimento” afirma.
O matcha, tradicional chá verde em pó originário do Japão, vem se consolidando como uma das maiores tendências de consumo funcional da atualidade. Conhecido por seus benefícios antioxidantes e cor verde vibrante, o matcha combina saúde, estética e estilo de vida, uma tríade cada vez mais valorizada por consumidores das novas gerações.
Segundo projeções da Data Bridge Market Research, o mercado global de matcha deve atingir US$ 4,24 bilhões já em 2025, com taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 10,3%. A estimativa para 2029 é ainda mais ambiciosa de US$ 6,48 bilhões e CAGR de 11,2%. O Reino Unido já sente esse impacto: dados da varejista Ocado apontam que as vendas de bebidas à base de matcha cresceram 67% no último ano. A pesquisa mostra ainda que dois a cada cinco britânicos consomem bebidas funcionais várias vezes por mês, o que representa dois terços entre os consumidores da Geração Z.
O Brasil acompanha essa tendência. “Os consumidores estão mais informados e buscam bebidas que façam mais do que apenas matar a sede”, observa André Henning, fundador da Go Coffee, principal rede de cafeterias do país com mais de 330 lojas presentes em todos os estados brasileiros. “Percebemos um interesse crescente por ingredientes como matcha, erva-mate e chá verde, em substituição aos energéticos e bebidas com alto teor de cafeína”, diz.
Patrícia compartilha a receita de um chá de banana que faz desinchar, emagrecer de forma saudável e auxilia na desinflamação do organismo, pois elimina as toxinas.
Veja o passo a passo do preparo:
Chá de Banana para emagrecer e desinchar
Ingredientes:
• Uma banana madura (de preferência orgânica), lavada e cortada em rodelas com casca.
• 1 colher de sobremesa de cravo-da índia (possui eugenol que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, vitaminas e minerais. Também tem ação antimicrobiana, ajuda na digestão, melhora a pressão arterial, aumenta a imunidade, ajuda a eliminar as toxinas do corpo, melhora o metabolismo ação diurético).
• 1 colher de sopa de hibisco (ajuda a regular o açúcar no sangue, é diurético, diminui a pressão arterial, melhora o metabolismo, ajuda a eliminar as toxinas do corpo, possui antioxidantes melhorando a saúde).
• 1 colher de café de alecrim (melhora a circulação, ajuda eliminar as toxinas do corpo).
• 1 canela em pau
Modo de Preparo:
Coloque tudo em 1 litro de água e deixe ferver por 5 minutos. Depois deixe descansar por 15 minutos e beba 250 ml pela manhã e 250 ml à tarde. O restante, reserve para o segundo dia de consumo.
Fica a dica,
Beijos,
Helen
Gávea, entre o verde e o concreto: microapartamentos chegando
VEJA RIO COMER & BEBER 2025: confira a lista de premiados
Afinidade entre Solano e Fagundes: zero tolerância com falta de educação
O Maracanã poderá ser vendido? Entenda
Como foi a perseguição policial que terminou com morte na Serra das Araras