Outono: conheça as terapias e os tratamentos nos spas e na astrologia
A estação chega na lua crescente e na virada do ano novo astrológico, ótimo momento para pedir forças e desapegar do velho
Não é à toa que o Outono é a estação mais inspiradora dos poetas, das trocas das folhas e da abundância dos frutos.
“O outono amarelece e despoja os lariços.
Um corvo passa e grasna, e deixa esparso no ar
O terror augural de encantos e feitiços.
As flores morrem. Toda a relva entra a murchar”. ( Manuel Bandeira )
E esse outono, a nossa velha estação, chega numa lua crescente. Momento de pedir forças e desapegar do velho, de se entregar ao silêncio na caverna para a introspecção e se preparar para a transformação do futuro. Segundo a Roda Medicinal do Xamanismo, a estação está associada à mãe Terra, à direção oeste e ao animal de poder Urso. É um momento propício para guardar energias e repensar nos objetivos de vida. Durante os seus rituais de limpeza energética, a minha dica é deixar de lado o que é inútil, assim como as árvores deixam cair as suas folhas secas para a chegada do novo.
“Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu”. ( Fernando Pessoa )
Um momento astrologicamente especial que convida todos a se voltar para dentro. É o que diz a astróloga Chloé d’Archemont , que aproveita para conectar o outono com a chegada do ano novo astrológico e o ingresso do signo de Áries. – “Onde o ano começa definitivamente. Um convite para começar a deixar as nossas folhas caírem de forma simbólica”, diz.
Vamos entrar em conexão com essa transição e aproveitar da melhor maneira a estação? Selecionei aqui algumas poesias e terapias para você aproveitar o início do seu outono:
“Está fazendo um dia lindo de outono. A praia estava cheia de um vento bom, de uma liberdade”. ( Clarice Lispector )
“O outono é a estação de transição entre o verão e o inverno, saímos da energia do calor e movimento e temos que desacelerar para entrar na energia do frio e da calmaria. Esse é um momento ideal para nutrir o nosso corpo, acalmar a nossa mente e reforçar o nosso sistema imunológico”, explica Denise Porcaro, criadora do W Spa, situado na Barra. Para isso o W Spa selecionou duas terapias orientais. Uma delas é o Ritual Viagem ao Tibet, a combinação da massagem Sereno com a vibração e sonoridade dos sinos tibetanos. “Essa terapia promove equilíbrio dinâmico entre as nossas células, é como se um lago revolto encontrasse a calmaria após ser atingido por uma pedra. Promove relaxamento e paz interior”. E a Massagem Ayurvédica, que tem como principal foco uma oleação em todo o corpo para promover o equilíbrio dos Doshas. “ O óleo traz nutrição e lubrificação, aquece e umidifica as articulações, ideal para a estação mais seca do ano”.
No Spa Fasano Rio de Janeiro, a estação das folhas inspirou a criação da Terapia WEI QI , que é iniciada com um “shot imunidade” feito com ingredientes selecionados para preparar o corpo para os passos seguintes. A terapia também conta com a inalação de óleos essenciais no vapor quente, escalda pés com ervas e especiarias e uma massagem para aquecer os canais energéticos e trabalhar pontos acupunturais, ativando o “QI’’ e “XUE”, ou seja, sangue e energia. A técnica é finalizada com o MTVSS, uma técnica do access para ativar o sistema imunológico.
O Ritual Beleza Real, com edição limitada para o Outono no Lavanda Spa do Fashion Mall , situado em São Conrado, faz uma sinergia de técnicas ancestrais de relaxamento profundo. O tratamento começa com o escalda-pés Flores de Outono, que ativa o relaxamento pelos toques nos pés e mãos, somados à esfoliação de toque com jasmim, promovendo a renovação celular e liberando as toxinas, ativando, assim, a melhora no fluxo sanguíneo. Em seguida, a Terapia com Pedras Quentes, onde se usa um óleo vegano com jasmim que possui ação anti-inflamatória e promove relaxamento muscular profundo.
“Se é sempre Outono o rir das primaveras,
Castelos, um a um, deixa-os cair…
Que a vida é um constante derruir
De palácios do Reino das Quimeras!” ( Florbela Espanca )
Em um tratamento completo que contempla pés, corpo, face e crânio, com foco em oferecer uma experiência completa de relaxamento, o Atiaia Spa & Fitness, localizado no Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, oferece um novo protocolo terapêutico de outono que utiliza o óleo essencial Atiaia, um blend que combina petitgrain, sândalo, laranja, lavanda, copaíba e lemongrass no escalda pés. Na sequência, uma esfoliação corporal, utilizando açúcar mascavo, que ajuda na renovação da pele e remoção de células mortas. Após uma ducha revigorante e relaxante, é iniciada a massagem Ayuverdica para energia vital e circulação sanguínea.
O Spa do A Concept Hotel & Spa, situado em Búzios, oferece o programa Descontraturante, uma massagem que visa liberar a musculatura realizada com um toque mais pesado e também conhecida como liberação miofascial com a Ventosa Terapia. Em complemento, a dica é a revitalização facial com máscara de ouro para mulheres e a máscara de safira para homens.
Já na clínica & Spa Rituaali, situada em Penedo, uma das novidades do spa para o outono é o banho de imersão gelado, também conhecido como crioterapia. Esta prática terapêutica consiste em mergulhar dentro de uma banheira de gelo, em temperatura de 3° a 10°, durante um tempo determinado. O banho ajuda a melhorar a circulação sanguínea e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, reduzindo a dor muscular e recuperando os tecidos após o exercício físico intenso. Além disso, é muito indicado para fortalecimento do sistema imunológico.
O choro secou. Um outono doce impera com seu aconchego de amor e lucidez, suaves. E esse abraço aveludado que chegou repentinamente, num calorzinho de cuidados e curas. ( Mario de Queiroz )