Novembro chega quente com dicas de bem-estar e autoconhecimento
Conversa exclusiva com Nuran Evren Sit, criadora da série "Uma Nova Mulher" e mais dicas!
A vida moderna, com um ritmo acelerado e exigências constantes, tem levado cada vez mais pessoas a buscarem práticas que promovam o equilíbrio emocional. Por conta disso, algumas ferramentas terapêuticas como a meditação, a espiritualidade e até o esporte têm ganhado destaque como ferramentas de grande impacto para a saúde mental, reduzindo o estresse e promovendo o autoconhecimento e a resiliência emocional. O tema abrange não só experiências através de vivências ou palestras, mas também em séries, livros e podcasts.
Para além do bem-estar psicológico, dedicar alguns minutos diários a momentos de autoconhecimento está ligado a benefícios físicos, como a melhora da pressão arterial e do sistema imunológico. Quando realizada com regularidade, essa prática torna-se um suporte essencial para quem deseja viver com mais consciência, compaixão e clareza, independentemente da crença ou tradição religiosa.
Assim, inicio o mês de novembro com algumas dicas especiais para saúde mental de adultos e crianças e, ainda, com um presente: uma pequena entrevista exclusiva que fiz com a premiada roteirista turca Nuran Evren Sit, criadora da série “Uma Nova Mulher”, que permaneceu algumas semanas no Top 10 da Netflix com a sua primeira temporada e com a segunda (lançada em julho de 2024). Nuran estará no Rio no dia 15 de novembro, no Teatro Fashion Mall, para promover workshops relacionados à constelação familiar, tema da série. A roteirista compartilhará insights sobre a criação e desenvolvimento da obra e um workshop junto com as consteladoras brasileiras Ingra Lyberato e Dagmar Ramos.
Para quem não sabe, a série explora temas universais como o amor, o adoecer e a morte, usando a estrutura das constelações familiares como pano de fundo. Nuran já veio ao Brasil aos 17 anos para um intercâmbio, é apaixonada pelo país e por Caetano Veloso, e sempre insere canções brasileiras em suas séries. Segundo Nuran, ela ficou muito impressionada quando conheceu as Constelações Familiares e teve a ideia de fazer uma história sobre isso. “Há 3 anos venho observando, participando e lendo até moldar a história do Outro Eu. Como escritora, pensar no passado dos personagens e como eles são influenciados inconscientemente por seus pais ou ancestrais foi muito esclarecedor e emocionante para mim enquanto construía a história”.
“Eu não sou uma consteladora, sou escritora, contadora de histórias. Por isso conto a história de três mulheres que, por acaso, atendem ao conceito de Constelações Familiares. Escrevo do meu ponto de vista através dos meus sentimentos e experiências sobre a vida em geral. Tive consultores e experimentei muitas constelações por mim mesmo e também participei de muitas. Li vários livros, incluindo os livros de Bert Hellinger. Ele é o pai deste conceito e de suas palavras”, explica a autora.
“Mas minha intenção é focar nas histórias que mais ressoam nas pessoas”, esclarece ela. Uma das dicas de Nuran para viver melhor é ser específico sobre o que você sonha para si mesmo: “Esteja atento ao que você pensa ou diz em voz alta, pois isso pode se tornar a sua realidade”. Ouça o seu corpo quando ele precisa de uma pausa, dormir, caminhar, comer ou dançar. “Nosso corpo é nossa casa, devemos ver os sinais caso algo não esteja no lugar certo”, alerta. E também sugere fazer terapia, meditar, orar e procurar estar na natureza: “Mas tente melhorar hábitos para se conectar com seu mundo interior e subconsciente”
Imperdível!
Quem olha para dentro, desperta!
O escritor, roteirista e filósofo do autoconhecimento Fred Elboni convida os cariocas para uma jornada de autoconhecimento no Teatro Fashion Mall nesta quinta (7), às 20h. Ele desembarca para uma noite de reflexão e inspiração, com sua palestra “Quem olha para dentro, desperta”, Elboni promete guiar o público por uma jornada única de descoberta pessoal e autenticidade. O escritor é conhecido por seus best-sellers que já venderam mais de 700 mil exemplares, nos quais oferece uma visão profunda e acessível sobre o autoconhecimento, levantando questões sobre o impacto da saúde mental no cotidiano das pessoas. No palco do Teatro Fashion Mall, Elboni apresentará estratégias embasadas em estudos da filosofia ocidental e oriental com o objetivo de mostrar as diferentes formas de se conhecer de verdade e alcançar a autenticidade com coragem. Durante a apresentação, a plateia poderá explorar conceitos milenares e contemporâneos sobre autoaceitação, desafiando a própria zona de conforto e descobrindo novas formas de autocuidado e coragem.
Bem-estar sexual
O Rio ganha a sua primeira loja de intimate cosmetics, dedicada a produtos da saúde íntima feminina. É a Vive la Vu, da empresária Carolina Sehbe, que será inaugurada em Ipanema. “É preciso quebrar tabus e falar mais e melhor sobre saúde íntima feminina”. Foi partindo deste princípio que a empresária gaúcha Carolina Sehbe, radicada no Rio há quase 15 anos, resolveu abrir em Ipanema a Vive La Vu. Carolina conta com uma equipe de ginecologistas e dermatologistas para auxiliá-la na seleção dos produtos nacionais, naturais, opções veganas e não testadas em animais, que a loja oferece.
“Ainda há diversas dúvidas, desconhecimento e tabus sobre o assunto, apesar da consciência geral de que é algo com bastante influência sobre o bem-estar físico e emocional das mulheres”, diz Carolina Sehbe, que planeja uma intensa programação que inclui talks com médicos especialistas em diversas áreas, com o intuito de normalizar o assunto. Além da colaboração para o avanço do bem-estar das mulheres, a empresária reforça que vê no setor um ótimo negócio.
Rua Garcia d’Ávila, 173 – Ipanema Informações: www.vivelavu.com.br
Esporte e bem-estar para a criançada
A Liga NESCAU® movimenta o Rio de Janeiro neste fim de semana levando esporte, diversidade e inclusão na etapa carioca do maior campeonato poliesportivo estudantil do país e pioneiro em unir esportes adaptados e não adaptados em um só lugar , no Clube da Aeronáutica. O evento contará com a presença dos embaixadores da marca Verônica Hipólito, medalhista no atletismo paralímpico, e Falcão, considerado o Pelé do futsal. Lembrando que o esporte abre caminhos para a construção de uma sociedade mais igualitária e sadia, é uma ferramenta poderosa para cultivar valores que vão desde os individuais, como coragem e confiança, passando pelos coletivos, como solidariedade, diversidade e inclusão. A etapa carioca contará com 14 práticas esportivas, entre modalidades, desafios e oficinas, especialmente selecionados para que todos vivam um sábado de aprendizado, integração, descoberta e diversão.