Imagem Blog

Helen Pomposelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Helen Pomposelli, jornalista, terapeuta integrativa sistêmica e criadora do Per Vivere Bene
Bem-estar
Continua após publicidade

Carnaval chegando! Se joga nas dicas de saúde e bem-estar

Às vezes você acha que está cansada, mas na verdade você está com a energia baixa; e no Carnaval, é fácil ficar assim: então, proteja-se de corpo e alma!

Por helen_pomposelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 fev 2024, 16h19

O Carnaval está chegando! E para usufruir plenamente desta festividade intensa e repleta de programações em blocos, clubes e festas especiais, é fundamental estar atento ao equilíbrio da saúde e do bem-estar da mente, do físico e das energias. Para garantir um carnaval saudável, promovendo vitalidade e ao mesmo tempo cuidado do corpo, reuni aqui algumas boas dicas. 

Às vezes você acha que está cansada, mas na verdade você está com a energia baixa. E, no Carnaval, é fácil ficar assim. Então proteja-se! Uma das dicas é usar a pedra turmalina negra como pingente em algum acessório ou quando chegar em casa, se energizar com a cianita negra, a famosa “bruxinha”, para varrer toda a energia densa que você trouxe para sua casa. Essas duas pedras são perfeitas para serem usadas como proteção energética. Caso você tenha um tempo maior entre uma folia e outra e queira retirar as toxinas físicas e energéticas, prefira fazer um escalda-pés com sal grosso e ervas como folhas de louro, manjericão e alecrim.

Uma das dicas é usar a pedra turmalina negra como pingente em algum acessório ou quando chegar em casa, se energizar com a cianita negra, a famosa “bruxinha” para varrer toda a energia densa que você trouxe para sua casa.
Uma das dicas é usar a pedra turmalina negra como pingente em algum acessório ou quando chegar em casa, se energizar com a cianita negra, a famosa “bruxinha” para varrer toda a energia densa que você trouxe para sua casa. (Divulgação/Divulgação)

Mas se o assunto for o equilíbrio da saúde do corpo, mantenha-se bem hidratado e diversifique o consumo de frutas, dando preferência àquelas com alto teor de água, como melancia, melão, abacaxi e laranja. Essa escolha contribui para a hidratação e fornece nutrientes para recuperar a vitalidade e o equilíbrio também após esse período festivo. “Para começar: Água, muita água, pois estar hidratado é muito importante nesses dias de folia, em que o calor é forte, a exposição ao sol é grande, o gasto de energia é maior e o consumo de bebidas alcoólicas é mais intenso”, fala o Chef Marcelo Horta, especialista em alimentação saudável. 

Continua após a publicidade

Para os foliões que saem cedo de casa e só voltam no fim do dia, a dica é se alimentar bem antes de ir para a rua. Alimentos leves e que fornecem energia devem ser privilegiados nessa hora: as carnes brancas e vermelhas magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de serem digeridas. O chef Marcelo Horta sugere lanches rápidos como o açaí com granola, a tapioca, o suco de frutas, o sanduíche natural com chá gelado ou água de coco, além das frutas e saladas.

Para a nutricionista Carolina Souza Marques, a qualidade do sono também fica comprometida no Carnaval, assim como a imunidade, que também pode ser abalada. “A dica é evitar dormir menos de 7h por dia, evitar consumir bebida alcoolica sem alternar com outras bebidas que visem a hidratação e não beber com o estômago vazio, assim como não deixar de tomar um bom café da manhã”.

Agora, se a ideia é manter o “aquele pique” nas passarelas do samba, Carol diz: Eu acrescentaria um suco verde nessa refeição também ou um shot para reforçar a imunidade com limão, cúrcuma e própolis. O shot é bem rápido de fazer e pode ser tomado todos os dias pela manhã, com um limão inteiro, uma colher de chá de cúrcuma em pó e vinte gotas de extrato de própolis”.

Continua após a publicidade
Se a ideia é manter o “aquele pique” nas passarelas do samba, a nutricionista Carolina Souza Marques sugere acrescentar um suco verde na refeição.
Se a ideia é manter o “aquele pique” nas passarelas do samba, a nutricionista Carolina Souza Marques sugere acrescentar um suco verde na refeição. (Divulgação/Divulgação)

A nutricionista também concorda que embora o álcool seja conhecido por proporcionar relaxamento nesse momento, sua ingestão prejudica a qualidade do sono, pois atrapalha o sono reparador. “Com a qualidade de sono comprometida é muito provável que isso impacte seu peso e sua energia. Tudo isso porque o corpo tende a aumentar o consumo de alimentos mais ricos em carboidratos e açúcar. Por isso, beba com moderação”.

A regra é clara: bebeu uma dose de bebida alcoolica, ingira pelo menos a mesma dose de água. 

Continua após a publicidade

No pós-Carnaval, a recuperação é gradual. Reúna também no seu detox energético banhos de ervas de limpeza com uma alimentação balanceada, promovendo o bem-estar geral.  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.