Busca por Pilates cresce no Rio: Saiba como funciona e os benefícios
A prática melhora a postura, a flexibilidade, a força e a resistência corporal
Com crescimento de 277% no número de praticantes que buscam por bem-estar, equilíbrio emocional e qualidade de vida, o Pilates deixou de ser uma atividade restrita a academias e estúdios especializados para se tornar uma das principais práticas de saúde e autocuidado da atualidade no Rio de Janeiro. Estudos recentes comprovam que a técnica — criada há mais de um século por Joseph Pilates — é eficaz na redução do estresse, da ansiedade e das dores lombares, além de melhorar o sono, a postura e a força muscular. Seu crescimento se deve, sobretudo, à versatilidade e à personalização que a modalidade oferece. “O pilates permite ajustar a resistência e adaptar o nível de desafio para cada aluno. É uma prática que melhora de forma significativa a postura, a flexibilidade, a força e a resistência corporal”, explica Eduardo Neto, diretor técnico da Bodytech, academia carioca.
Uma pesquisa publicada em 2025 pela revista científica Healthcare revelou que pessoas que praticam Pilates apresentaram redução significativa nos níveis de depressão, ansiedade e estresse em comparação a indivíduos sedentários. O estudo também apontou melhora expressiva na qualidade de vida e no equilíbrio emocional.
No Brasil, dados da Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física (2023) mostram que idosos que praticam Pilates regularmente têm menor risco de quedas e maior autonomia nas atividades diárias. Já uma pesquisa conduzida pela Universidade Federal do Ceará (UFC) destacou que o Pilates de baixa intensidade é tão eficiente quanto treinos intensos no tratamento de dores lombares, com melhor adesão e menor desconforto entre os praticantes. Mas porque essa atividade está crescendo com tanto sucesso?
Para a fisioterapeuta e consultora Lu de Freitas, com mais de 20 anos de experiência no método, o sucesso do Pilates está diretamente ligado à forma como ele combina movimento, respiração e concentração. “As pessoas estão cansadas do ritmo exaustivo do dia a dia. O Pilates oferece uma pausa consciente, onde corpo e mente trabalham juntos. É um exercício que fortalece por fora e acalma por dentro”, explica a profissional.
Além dos benefícios físicos, o ambiente das aulas também tem papel fundamental. “O estúdio é um espaço de reconexão. A luz suave, o silêncio e a atenção individualizada fazem parte da experiência. Não é sobre fazer esforço, é sobre se sentir bem, equilíbrio”, acrescenta Lu de Freitas, que tem um espaço na Barra, situado no Vogue Square.
Mais do que uma tendência de bem-estar, o Pilates se consolida como uma estratégia de saúde integral — unindo corpo, mente e respiração num mesmo propósito: viver com mais equilíbrio e leveza. Prova disso, a abertura cada vez mais rápida, das novas unidades da Vidya e da Aera Pilates, que recentemente inauguraram no Shopping Leblon. A unidade, super disputada pelas fãs da modalidade, conta com duas estruturas complementares: a Vidya, dedicada às práticas de hot yoga e experiências de autoconhecimento, e a Aera Pilates, para práticas coletivas de pilates contemporâneo. A nova unidade Aera Pilates, estúdio de pilates contemporâneo com estética clean e treinos coletivos, compartilha com o mesmo endereço, criando um ambiente único que une bem-estar e estilo de vida.
Agora é só começar a praticar!
Beijos,
Helen
Sasha diz que as ombreiras usadas por Xuxa inspiram suas criações
Mini-desfiles na Cidade do Samba: 12 escolas e shows de Zeca e Martinho
Doze perguntas para Kiki Garavaglia, amiga de Ângela Diniz
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
JB vai produzir mudas da histórica talipot e doar para praças e parques





