Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Gilberto Ururahy Por Gilberto Ururahy, médico Especialista em medicina preventiva

A importância do diagnóstico precoce

Medida preventiva é capaz de identificar doenças e tumores em fase inicial

Por Gilberto Ururahy Atualizado em 12 jan 2022, 18h19 - Publicado em 12 jan 2022, 17h14

Os últimos meses deixaram bastante claro que a saúde é o maior valor da vida. Sem ela, não é possível trabalhar, amar, criar, conviver coma família, fazer planos a longo prazo.

Portanto, conhecer os fatores de risco para a saúde e adotar medidas para melhorar o estilo de vida podem garantir longevidade com autonomia.

No entanto, sabemos que é muito difícil mudar hábitos. Segundo pesquisa da Universidade de Harvard, 85% dos entrevistados confessam que não conseguem. Um primeiro bom passo é agendar um check-up. A realização de exames é uma medida preventiva importante, pois é capaz de identificar doenças e tumores em fase inicial, reduzindo as chances de complicações e prolongando a vida.

O diagnóstico precoce é essencial para iniciar um tratamento rapidamente, aumentando as chances de sucesso e cura. Quanto mais precoce o diagnóstico de uma doença, maior a possibilidade de sucesso com o tratamento. Doenças como as do coração, da tireoide, do estômago e do intestino; as metabólicas; a depressão; entre outras, podem ser curadas e tratadas, se forem diagnosticadas precocemente. Entre as ocorrências de cânceres o índice de cura chega a 90%, quando descoberto cedo.

Na Med Rio Check-up oferecemos um programa de acompanhamento inovador, rápido e eficaz para os nossos clientes, após conhecer, a partir do check-up médico, os fatores de risco para a saúde.

Durante o check-up médico, além do exame clínico detalhado, realizamos os exames necessários, entre eles: teste de esforço, eletrocardiograma, ultrassom de carótidas e vertebrais, ecocardiograma, além de análises sanguíneas. Além destes, é importante a avaliação das artérias cerebrais para diagnóstico precoce de lesões vasculares e a ultrassonografia abdominal para descartar o diagnóstico de aneurisma da aorta abdominal.

O começo do ano é um excelente momento para priorizar a coisa mais importante da vida: a saúde. Reveja seus hábitos, faça adequações a um estilo de vida saudável e agende seus exames periódicos. Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

Continua após a publicidade

Publicidade