Imagem Blog

Gilberto Ururahy Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Gilberto Ururahy, médico
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Diabetes, pressão alta, obesidade: a saúde dos brasileiros na pandemia

Na maioria dos casos, comorbidades podem ser evitadas com um estilo de vida saudável

Por Gilberto Ururahy
Atualizado em 4 Maio 2022, 09h56 - Publicado em 27 abr 2022, 08h04

Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) do Ministério da Saúde, o número de brasileiros vivendo com diabetes atingiu a impressionante marca de 15 milhões de adultos, ou seja, 9,14% da população acima de 18 anos. Isso significa um salto de 11,47% se comparado com a estatística de 2020. Em 2019, portanto antes da pandemia, o percentual de brasileiros com diabetes era ainda menor: 7,45%. O crescimento de quase 23% de cidadãos com diabetes em apenas dois anos preocupa. O diabetes provoca 6,7 milhões de óbitos no mundo, a cada ano.

Analisando os números por gêneros, o total de mulheres convivendo com diabetes (9,61% no ano passado) é superior aos homens (8,58%, também em 2021). Estima-se que essa proporção se justifique porque as mulheres se cuidam mais e, portanto, tem acompanhamento médico antes que os homens.

A pesquisa da Vigitel apontou também que, durante a pandemia, cresceu significativamente o número de brasileiros que convivem com a hipertensão (um total de 26,34%), além das ocorrências de infarto nas mulheres jovens. São também as mulheres a maioria com diagnóstico de pressão alta: 27,13% (homens são 25,41%, ambos em 2021).

Há seis anos, o número de brasileiros com sobrepeso é crescente. O percentual de adultos obesos pulou de 20,27% para 22,35%, de 2019 para 2021. É possível afirmar que uma das causas deste crescimento é o aumento de pessoas que afirmam praticar atividades físicas com regularidade: 16% dos entrevistados assumem-se sedentários (face a 13,91% de 2019). E mais: 48% dos brasileiros declaram não fazer exercícios físicos suficiente, quase metade da população adulta do país. Nossas estatísticas na Med Rio Check-up não diferem: 65% dos clientes examinados são sedentários, 60% estão acima do peso corporal ideal, 35% convivem com insônia, 22% são hipertensos e 11% são diabéticos. Uma verdadeira bomba relógio para a população e para o sistema público de saúde, que terá que dar conta de uma população cada vez mais adoecida.

Continua após a publicidade

Todas estas doenças crônicas pesquisadas pela Vigitel podem ser evitadas ou ao menos mitigadas com a adoção de um estilo de vida saudável: alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas, noites de sono reparador, controle do estresse e distância de substâncias nocivas à saúde, como medicamentos indutores de sono, cigarro e bebidas alcoólicas em excesso – além de check-up periódicos.

O estilo de vida saudável é a melhor vacina. Antecipar-se e prevenir as doenças é o caminho mais seguro para a longevidade com autonomia.

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.