Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Você conhece a Síndrome do Coração Partido?

A Síndrome do Coração Partido é uma condição real frequentemente ocasionada por emoções extremas ou por situações de estresse físico ou mental. 

Por Dr. Fabiano M. Serfaty e Dr. Mauricio Vaisman
Atualizado em 4 jan 2023, 23h55 - Publicado em 28 dez 2022, 22h47

Dr. Fabiano M. Serfaty:

A Síndrome do Coração Partido conhecida também como Cardiomiopatia de Takotsubo ou Cardiomiopatia por estresse é uma condição real, que é frequentemente ocasionada por emoções extremas ou por situações de estresse físico ou mental. Desde a primeira descrição no Japão em 1990, a síndrome tem sido cada vez mais reconhecida na prática clínica, sendo responsável por até 2% das apresentações da Síndrome Coronariana Aguda. Estudo sugerem que até 5% das mulheres com suspeitas de ter um ataque cardíaco (infarto agudo do miocardio) apresentam a Síndrome do Coração Partido. Para explicar o intrigante e desafiante tema, convidei o Dr. Mauricio Vaisman, que é médico especialista em clínica médica, cardiologia, terapia intensiva e rotina da unidade de terapia intensiva do Hospital Samaritano de Botafogo do Rio de Janeiro. Afinal o que é a Síndrome do Coração Partido?

Dr. Mauricio Vaisman:

A Síndrome do Coração Partido vem sendo cada vez mais reconhecida e diagnosticada na prática médica. Os mecanismos fisiopatológicos exatos pelos quais a síndrome ocorre ainda permanecem desconhecidos. O corpo humano ao reagir ao estresse físico ou emocional, libera hormônios do estresse no sangue, como adrenalina, noradrenalina. Os pesquisadores que estudam o a síndrome do coração partido acreditam que estes hormônios podem interferem temporariamente no funcionamento do coração causando a síndrome. A Síndrome do Coração Partido costuma ser uma condição temporária, mas alguns pacientes podem continuar apresentando sintomas por um tempo prolongado é mais comum em mulheres, principalmente na pós-menopausa, mas pode ocorrer em homens e em todas as idades.

A Síndrome do Coração Partido também é conhecida como Cardiomiopatia de Takotsubo. A palavra ‘Takotsubo’ vem do nome de um pote usado pelos pescadores japoneses como armadilha para capturar polvos. Na Síndrome do Coração Partido o ventrículo esquerdo do coração muda de forma, adiquirindo formato semelhante à esta armadilha de capturar polvos.

 

Dr. Fabiano M. Serfaty:

A Síndrome do Coração Partido pode ser difícil de ser diagnosticada, como desconfiar e quais os sintomas mais frequentes?

Dr. Mauricio Vaisman:

Os sintomas da Síndrome do Coração Partido podem mimetizar um ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio), podendo ocorrer dor no peito, arritmias, falta de ar, hipotensão e síncope.  A síndrome pode ser difícil de ser diagnosticada, pois a apresentação clínica é frequentemente semelhante ao infarto agudo do miocárdio, devendo ser considerada como um diagnóstico diferencial em qualquer paciente que apresente dor torácica e possível sindrome coronaria aguda, particularmente quando acompanhada de intenso estresse,  doença emocional ou doença física prévias. Os Biomarcadores cardíacos de necrose miocárdica, como troponina I, troponina T e creatina quinase (CK) são normalmente elevados com níveis comparáveis aos pacientes com infarto agudo do miocárdio.

Dr. Fabiano M. Serfaty:

Como a Síndrome do Coração Partido por ser diagnosticada?

Continua após a publicidade

Dr. Mauricio Vaisman:

Um médico especialista precisa realizar um exame físico detalhado e revisando toda história médica e familiar do paciente e caso este julgue necessário, ele poderá soliticar alguns exames complementares como exames de sangue, eletrocardiograma, ecocardiograma, ressonância magnética do coração, angiotomografia de coronárias e o cateterismo cardíaco. Os exames de imagem podem auxiliar muito no diagnóstico, especialmente o ecocardiograma e a ressonância magnética.

O ecocardiograma na fase aguda mostra anormalidades apicais e de movimento da parede do ventrículo médio em comparação com os segmentos basais, dando a aparência de ‘balonismo apical’. Tipicamente , a anormalidade do movimento da parede não se limita a um território arterial, diferenciando-a do infarto agudo do miocárdio. Na fase inicial da Síndrome do Coração Partido, a função do ventrículo esquerdo esta reduzida reduzida, porém essa disfunção se recupera com a resolução do atordoamento miocárdico. 

Ecocardiograma da esquerda de uma paciente com a Síndrome do Coração partido. Ecocardiograma da direita demonstrando recuperação da Síndrome do Coração Partido 20 dias depois.
Imagens obtidas através do exame Ecocardiograma:
Na esquerda: uma paciente com alterações cardíacas típicas da fase aguda da Síndrome do Coração Partido.
Na direita: a mesma paciente, 20 dias após, demonstrando recuperação das alterações cardíacas da Síndrome do Coração Partido.
Imagens cedidas por Dr. Mauricio Vaisman (Dr. Mauricio Vaisman/Veja Rio)

A ressonância magnética cardíca na fase aguda, auxilia substancialmente na confirmação do diagnóstico da Síndrome de Coração Partido, bem como na identificação de complicações não evidentes em outros exames de imagem. A inflamação miocárdica reversível e o edema são achados característicos da Síndrome.

Dr. Fabiano M. Serfaty:

Quais os critérios diagnósticos? 

Dr. Mauricio Vaisman:

Ao longo dos anos, vários critérios diagnósticos foram desenvolvidos, sendo o mais recente o InterTAK Diagnostic Criteria  desenvolvido pelo Takotsubo International Registry. Os critérios reconhecem que a doença arterial coronária pode coexistir com a Síndrome do coração partido e que ambas não são mutuamente exclusivas para o diagnóstico.

Continua após a publicidade

Critérios diagnósticos internacionais InterTAK  para o diagnóstico da Cardiomiopartia de Takotsubo ou Síndrome do Coração Partido:

1. Os pacientes que apresentam disfunção transitória do ventrículo esquerdo (hipocinesia, acinesia ou discinesia) apresentando-se como balonismo apical ou anormalidades do movimento da parede médio-ventricular, basal ou focal. —> As anormalidades do movimento da parede podem permanecer por um período prolongado de tempo ou a documentação da recuperação pode não ser possível. Por exemplo, morte antes da evidência de recuperação.

O envolvimento do ventrículo direito pode estar presente.  Além desses padrões regionais de movimento de parede, podem existir transições entre todos os tipos.  A anormalidade regional do movimento da parede geralmente se estende além de uma única distribuição vascular epicárdica;  no entanto, podem existir casos raros em que a anormalidade regional da motilidade da parede está presente no território miocárdico subtendido de uma artéria coronária única (sindrome de takotsubo focal). —>  ressonância magnética cardíaca é recomendada para excluir miocardite infecciosa e confirmação diagnóstica da síndrome de takotsubo.

2. Um gatilho emocional, físico ou combinado pode preceder o evento da síndrome de takotsubo, mas isso não é obrigatório.

3. Distúrbios neurológicos (por exemplo, hemorragia subaracnóidea, acidente vascular cerebral/ataque isquêmico transitório ou convulsões), bem como feocromocitoma podem servir como gatilhos para a síndrome de takotsubo.

4. Novas anormalidades no Eletrocardiograma estão presentes (elevação do segmento ST, depressão do segmento ST, inversão da onda T e prolongamento do intervalo QT);  Contudo, casos raros existem sem quaisquer alterações de eletrocardiograma .

Continua após a publicidade

5. Os níveis de biomarcadores cardíacos (troponina e creatina quinase) estão moderadamente elevados na maioria dos casos;  elevação significativa do peptídeo natriurético cerebral é comum.

6. A doença arterial coronariana significativa não é uma contradição na síndrome de takotsubo.

7. Os pacientes não têm evidência de miocardite infecciosa. ——>  ressonância magnética cardíaca é recomendada para excluir miocardite infecciosa e confirmação diagnóstica da síndrome de takotsubo.

8. As mulheres na pós-menopausa são predominantemente afetadas.

Fonte critérios diagnósticos internacionais InterTAK: Adaptado de Ghadri et al.

Continua após a publicidade

Dr. Fabiano M. Serfaty:

Qual o prognóstico?

Dr. Mauricio Vaisman:

A evidência científica atual reconhece que a Síndrome do Coração Partido não é uma condição benigna e pode estar associada a taxas de eventos significativos semelhantes às da síndrome coronaria aguda. As modalidades de tratamento no cenário agudo são amplamente focadas na exclusão de infarto agudo do miocárdio e nos cuidados de suporte para a disfunção cardíaca de ventrículo esquerdo. 

Portanto, a Síndrome do Coração Partido é uma entidade cada vez mais reconhecida, caracterizada por disfunção cardíaca transitória do coração na ausência de doença arterial coronária obstrutiva significativa.

Profissional convidado:

Dr. Mauricio Vaisman

Médico especialista em clínica médica, cardiologia e terapia intensiva.

Rotina da unidade de terapia intensiva do Hospital Samaritano de Botafogo do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

 

Fontes :

1.

Takotsubo Syndrome: A Review of Presentation, Diagnosis and Management. 

Assad J, Femia G, Pender P, Badie T, Rajaratnam R. Clin Med Insights Cardiol. 2022 

doi: 10.1177/11795468211065782. PMID: 35002350; PMCID: PMC8733363.

2.

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/broken-heart-syndrome/symptoms-causes/syc-20354617

3.

https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/17857-broken-heart-syndrome

4.

https://www.health.harvard.edu/heart-health/takotsubo-cardiomyopathy-broken-heart-syndrome

5.

https://www.bhf.org.uk/informationsupport/conditions/cardiomyopathy/takotsubo-cardiomyopathy#:~:text=The%20word%20’takotsubo’%20comes%20from,affects%20more%20women%20than%20men.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.