Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Como melhorar a nossa imunidade?

As evidências científicas comprovam que existem algumas orientações que podem auxiliar a fortalecer o  nosso sistema imunológico.

Por Dr. Fabiano M. Serfaty
Atualizado em 18 jan 2024, 17h27 - Publicado em 18 jan 2024, 14h37

Fortalecer o sistema imunológico é essencial para nos protegermos de infecções e doenças. Um estilo de vida saudável oferece muitos benefícios, inclusive ajudando a prevenir doenças crônicas, como as cardíacas, a diabetes, o câncer e a obesidade.

O sistema imunológico age protegendo nosso corpo contra infecções e doenças, e combate desde vírus do resfriado e da gripe até doenças graves, como o câncer. Nosso sistema imunológico é complexo e influenciado por muitos fatores.

As evidências científicas comprovam que existem algumas orientações que podem auxiliar a fortalecer o  nosso sistema imunológico.  Seguem algumas delas para melhorar a nossa imunidade e nosso bem-estar.

Nutrição Consciente:
Alimentar-se bem estabelece a base para um sistema imunológico resiliente.  Equilíbrio é fundamental – evite excesso de carboidratos e gorduras trans.

Mantenha-se Ativo:
A atividade física regular não apenas faz você se sentir melhor e dormir melhor, mas também reduz a ansiedade. Aliada a uma alimentação saudável, a atividade física auxilia na manutenção de um peso saudável.

Mantenha um peso Saudável:
O excesso de peso pode impactar o funcionamento do seu corpo. A obesidade está ligada a funções imunológicas comprometidas. Manter um peso saudável envolve a redução do estresse, alimentação equilibrada, sono adequado e atividade física regular.

Dormir Suficientemente:
Evidências científicas sugerem que a falta de sono pode afetar negativamente diferentes partes do sistema imunológico, contribuindo para o desenvolvimento de diversos distúrbios.

Abandone o Tabagismo:
O tabagismo torna o corpo menos eficaz no combate a doenças, aumentando o risco de problemas no sistema imunológico.

Modere o Consumo de Álcool:
O uso excessivo de álcool ao longo do tempo pode enfraquecer o sistema imunológico.

Continua após a publicidade

Em resumo, a imunidade é a defesa do seu corpo contra organismos estrangeiros. Cuidar de si mesmo é a chave para permitir que seu sistema imunológico cuide de você.

Fonte:

Six Tips to Enhance Immunity. https://www.cdc.gov/nccdphp/dnpao/features/enhance-immunity/index.html?ACSTrackingID=USCDC_1296-DM116166&ACSTrackingLabel=October%202023%20Insider&deliveryName=USCDC_1296-DM116166

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.