Imagem Blog

Fabiano Serfaty

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

ChatGPT: tudo que você precisa saber; o Google está com os dias contados?

O ChatGPT é um sistema de chatbot baseado em inteligência artificial, que produz textos semelhante aos textos produzidos por seres humanos.

Por Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 jan 2023, 12h38 - Publicado em 30 jan 2023, 21h54

Nas últimas semanas, uma nova tecnologia está viralizando e sendo mencionada em todos os lugares do mundo: o ChatGPT. Se você ainda não sabe sobre este assunto, leia este artigo, porque está tecnologia vai revolucionar o mundo.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um sistema de chatbot baseado em inteligência artificial lançado em novembro de 2022 pela OpenAI , e que atualmente usa a tecnologia GPT-3. GPT significa “Generative Pre-trained Transformer”, um modelo de linguagem autorregressivo que utiliza “ deep learning” para produzir textos semelhantes aos produzidos por seres humanos. É um modelo de inteligência artificial de processamento de linguagem. E, como  se concentra exclusivamente na linguagem, o o GPT-3 tem uma compreensão aprofundada da palavra escrita, que interage de forma conversacional. O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas.

Desde que o Chat GPT foi lançado, qualquer pessoa testá-lo gratuitamente no site: chat.openai.com

Continua após a publicidade

Importante ressaltar, que a versão atual do Chat GTP, a tecnologia GPT-3,  ainda é uma versão em testes e apresenta várias limitações.

O que é OpenAI ?

https://www.youtube.com/@OpenAI

Continua após a publicidade

A OpenAI foi fundada em 2015 por Elon Musk e Sam Altman como uma organização de pesquisa em inteligência artificial sem fins lucrativos.  Curiosamente, em 2019, a OpenAI também deixou de ser uma organização sem fins lucrativos para se tornar uma entidade com fins lucrativos. Um texto publicado pela própria OpenAI: “Queremos aumentar nossa capacidade de levantar capital enquanto ainda cumprimos nossa missão, e nenhuma estrutura legal pré-existente que conhecemos atinge o equilíbrio certo.  Nossa solução é criar o OpenAI LP como um híbrido de uma empresa com fins lucrativos e sem fins lucrativos – que estamos chamando de empresa de ‘lucro limitado. Com isso, outros investidores podem ganhar até 100 vezes seu valor principal, mas não ir além disso, e o restante do lucro iria para obras sem fins lucrativos.”

O GPT  é um modelo de linguagem autorregressivo que que utiliza “ deep learning” para produzir textos semelhante aos textos produzidos por seres humanos. É um modelo de inteligência artificial de processamento de linguagem.

A OpenAI é conhecida por ter criado ferramentas como o o DALLE 2, um gerador de inteligência artificial de imagens e o Whisper, um sistema automático de reconhecimento de fala.

Continua após a publicidade

Para quais finalidades podemos usar O ChatGPT?

O ChatGPT pode ser utilizado com vários objetivos, entre eles:

  • Explicar assuntos diversos em termos leigos ou em termos aprofundados;
  • Escrever poemas, músicas e artigos científicos;
  • Discutir temas e ideias;
  • Assistente virtual;
  • Escrever códigos em linguagem de programação;
  • Traduções de idiomas;
  • Produção de conteúdo de marketing;
  • Acessar diversas receitas culinárias;
  • Resolução de fórmulas matemáticas.

O Google está com os dias contados?

A empresa OpenAI teve vários investidores de renome em sua ascensão à fama, como Elon Musk, Peter Thiel e o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, além da Microsoft, que lançou um enorme investimento de US$ 1 bilhão na OpenAI. Agora a empresa está procurando implementar o ChatGPT em seu mecanismo de busca Bing, o concorrente do Google.

A Microsoft tem lutado para assumir o Google como um mecanismo de busca há anos, procurando por qualquer recurso que possa ajudá-lo a se destacar. No ano passado, o Bing realizou menos de 10% das buscas na Internet no mundo, o que demonstra o domínio completo do Google no mercado. Com planos de implementar o ChatGPT em seu sistema, o Bing espera entender melhor as consultas dos usuários e oferecer um mecanismo de busca mais conversacional. Atualmente, não está claro quanto a Microsoft planeja implementar o ChatGPT no Bing, mas isso provavelmente em breve começará com os estágios de testes. 

 

Fontes:

https://openai.com/

https://www.sciencefocus.com/future-technology/gpt-3/amp/

Continua após a publicidade

https://www.kdnuggets.com/2023/01/chatgpt-everything-need-know.html

https://www.augustman.com/in/gear/tech/openai-what-to-know-about-the-company-behind-chatgpt/amp/

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.