ChatGPT: tudo que você precisa saber; o Google está com os dias contados?
O ChatGPT é um sistema de chatbot baseado em inteligência artificial, que produz textos semelhante aos textos produzidos por seres humanos.
Nas últimas semanas, uma nova tecnologia está viralizando e sendo mencionada em todos os lugares do mundo: o ChatGPT. Se você ainda não sabe sobre este assunto, leia este artigo, porque está tecnologia vai revolucionar o mundo.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um sistema de chatbot baseado em inteligência artificial lançado em novembro de 2022 pela OpenAI , e que atualmente usa a tecnologia GPT-3. GPT significa “Generative Pre-trained Transformer”, um modelo de linguagem autorregressivo que utiliza “ deep learning” para produzir textos semelhantes aos produzidos por seres humanos. É um modelo de inteligência artificial de processamento de linguagem. E, como se concentra exclusivamente na linguagem, o o GPT-3 tem uma compreensão aprofundada da palavra escrita, que interage de forma conversacional. O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas.
Desde que o Chat GPT foi lançado, qualquer pessoa testá-lo gratuitamente no site: chat.openai.com
Importante ressaltar, que a versão atual do Chat GTP, a tecnologia GPT-3, ainda é uma versão em testes e apresenta várias limitações.
O que é OpenAI ?
https://www.youtube.com/@OpenAI
A OpenAI foi fundada em 2015 por Elon Musk e Sam Altman como uma organização de pesquisa em inteligência artificial sem fins lucrativos. Curiosamente, em 2019, a OpenAI também deixou de ser uma organização sem fins lucrativos para se tornar uma entidade com fins lucrativos. Um texto publicado pela própria OpenAI: “Queremos aumentar nossa capacidade de levantar capital enquanto ainda cumprimos nossa missão, e nenhuma estrutura legal pré-existente que conhecemos atinge o equilíbrio certo. Nossa solução é criar o OpenAI LP como um híbrido de uma empresa com fins lucrativos e sem fins lucrativos – que estamos chamando de empresa de ‘lucro limitado. Com isso, outros investidores podem ganhar até 100 vezes seu valor principal, mas não ir além disso, e o restante do lucro iria para obras sem fins lucrativos.”
O GPT é um modelo de linguagem autorregressivo que que utiliza “ deep learning” para produzir textos semelhante aos textos produzidos por seres humanos. É um modelo de inteligência artificial de processamento de linguagem.
A OpenAI é conhecida por ter criado ferramentas como o o DALLE 2, um gerador de inteligência artificial de imagens e o Whisper, um sistema automático de reconhecimento de fala.
Para quais finalidades podemos usar O ChatGPT?
O ChatGPT pode ser utilizado com vários objetivos, entre eles:
- Explicar assuntos diversos em termos leigos ou em termos aprofundados;
- Escrever poemas, músicas e artigos científicos;
- Discutir temas e ideias;
- Assistente virtual;
- Escrever códigos em linguagem de programação;
- Traduções de idiomas;
- Produção de conteúdo de marketing;
- Acessar diversas receitas culinárias;
- Resolução de fórmulas matemáticas.
O Google está com os dias contados?
A empresa OpenAI teve vários investidores de renome em sua ascensão à fama, como Elon Musk, Peter Thiel e o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, além da Microsoft, que lançou um enorme investimento de US$ 1 bilhão na OpenAI. Agora a empresa está procurando implementar o ChatGPT em seu mecanismo de busca Bing, o concorrente do Google.
A Microsoft tem lutado para assumir o Google como um mecanismo de busca há anos, procurando por qualquer recurso que possa ajudá-lo a se destacar. No ano passado, o Bing realizou menos de 10% das buscas na Internet no mundo, o que demonstra o domínio completo do Google no mercado. Com planos de implementar o ChatGPT em seu sistema, o Bing espera entender melhor as consultas dos usuários e oferecer um mecanismo de busca mais conversacional. Atualmente, não está claro quanto a Microsoft planeja implementar o ChatGPT no Bing, mas isso provavelmente em breve começará com os estágios de testes.
Fontes:
https://www.sciencefocus.com/future-technology/gpt-3/amp/
https://www.kdnuggets.com/2023/01/chatgpt-everything-need-know.html
https://www.augustman.com/in/gear/tech/openai-what-to-know-about-the-company-behind-chatgpt/amp/