Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Elisa Mendes de Almeida

Por Elisa Mendes de Almeida, jornalista e escritora Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista e autora dos livros Cozinhar é Amar e Cozinhar é Doar

Aprenda a fazer o pão de alho gratinado da Ferro e Farinha

Chef Sei Shiroma ensina a preparar a entradinha que é campeã de vendas da pizzaria hexacampeã de Veja Rio Comer e Beber

Por Elisa_Mendes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 dez 2025, 20h23 • Atualizado em 10 dez 2025, 09h42
Pão de alho gratinado é campeão de vendas do Ferro e Farinha
Pão de alho gratinado é campeão de vendas do Ferro e Farinha (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Que tal descobrir o segredo da delícia que é campeã de vendas da Ferro e Farinha: o pão de alho gratinado? O  chef Sei Shiroma, que fundou a casa que é hexacampeã do Prêmio Veja Rio Comer e Beber, apresenta a receita e conta a história da criação deste sucesso no menu.

    O chef se inspirou no próprio Rio de Janeiro, que Sei Shiroma já conhece bem. Afinal, carioca ama pão de alho. E, para imprimir a sua marca registrada, entrou o forno a lenha. E o toque do chef: um pão de alho gratinado! “Tudo começou porque eu estava numa fase em que queria começar a fazer coisas que tivessem a assinatura da lenha só que sem ser uma pizza. Interessante porque o pão de alho ou o garlic bread são coisas muito queridas tanto na cultura brasileira quanto na americana. Eu experimentei várias receitas na época do Ferro e Farinha, do Catete. Até que cheguei a uma que lembrava o pão de alho do churrasco de domingo, mas também tinha a cara do Ferro e Farinha, porque saiu do forno a lenha e dava para compartilhar à mesa. Hoje esse pão de alho se tornou um dos maiores símbolos da mesa do Ferro e Farinha”, conta o chef.

    Filho único de pais restaurateurs, proprietários de um dos primeiros restaurantes japoneses de Nova York, o chef tinha tudo para ter ficado por lá. Mas a paixão por novos sabores e a experiência de mundo, depois de viver numa cidade cosmopolita, instigavam muito esse americano, filho de pais asiáticos e de coração carioca, que começou do zero em busca da própria assinatura. E conseguiu.

    O chef sabe que seria óbvio demais abrir um japonês. Como não é previsível e gosta de desafios, fundou a Ferro e Farinha, com pizzas fora do comum e um paladar que imprime experiências gastronômicas aprovadas por vários chefs que degustavam suas delícias desde o início. Hoje, está à frente de cinco unidades.

    Sabe o que mais me impressiona? É ele ter conquistado o 31º lugar de melhor pizza do mundo em Nápoles, a terra da pizza, neste ano. “Pizza boa tem que ter massa, forno e bons ingredientes, viu? É só se libertar da ideia de que precisa ser italiano”, explica Shiroma. É, chef, o que vejo é que por aqui há muito talento e determinação também!

    Continua após a publicidade

    Admirador do Rio, que define como um povo feliz e com uma energia insubstituível, o chef, depois de quatorze anos morando aqui, tem agora o apoio do pai, que vai dividir com ele o comando do novo Suibi, em Ipanema. “As pizzas continuam firmes e fortes, mas vou dar espaço também para as minhas origens”, conta. Mas isso é papo para outro momento. Por ora, fiquem com a receita do delicioso pão de alho gratinado.

    Receita por Sei Shiroma: PÃO DE ALHO DA FERRO E FARINHA

    Ingredientes: 12 gemas, 1 litro de óleo, 350g de queijo grana ralado, 100g de alho, 10g de pimenta do reino moída, 2g (½ colher) de mostarda Dijon, 10 g de sal, pão (na Ferro e Farinha é usado um pão feito na casa), muçarela de meia cura (quantidade a gosto).

    Modo de preparo: No liquidificador, bata as gemas, o óleo, o alho, a pimenta do reino, a mostarda Dijon e o sal. Quando estiver homogêneo, adicione o queijo grana ralado aos poucos e bata até incorporar. Transfira para um bowl grande e bata com um batedor de arame até obter ponto cremoso e firme. Corte o pão e espalhe uma camada generosa do creme de alho. Cubra com muçarela de meia cura. Leve ao forno a lenha até assar e gratinar.

    Elisa Mendes de Almeida, jornalista carioca e criadora de conteúdo, é autora de dois livros de receita – Cozinhar é Doar e Cozinhar é Amar. Foi apresentadora de telejornais da TV Globo, TV Manchete, Rede TV e TVE, e hoje se dedica à sua paixão pela gastronomia e à boa mesa. Siga o perfil no Instagram  e o Canal no Youtube para mais receitas.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de 35,90/mês