Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Elisa Mendes de Almeida

Por Elisa Mendes de Almeida, jornalista e escritora Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista e autora dos livros Cozinhar é Amar e Cozinhar é Doar

Receita: Bolo da Bisa, da chef Andréa Tinoco

Criado pela avó da chef para o bisneto Pedro, que não podia comer açúcar, o bolo, numa nova versão, hoje leva calda de doce de leite e tuille de coco

Por Elisa_Mendes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 out 2025, 14h19 - Publicado em 13 out 2025, 11h44
Bolo da Bisa, uma receita de família
Bolo da Bisa, uma receita de família (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade

Hoje a coluna recebe uma convidada! A chef Andrea Tinoco. Eu queria apresentar uma sobremesa afetiva. Então, me lembrei do Bolo da Bisa, do restaurante Pato com Laranja, que traduz o cuidado de uma bisavó e a história de uma chef.

O mini bolo de aipim, que sempre esteve presente nos restaurantes da chef Andréa Tinoco, foi criado por sua avó para o bisneto Pedro, filho de Andréa, que não comia açúcar. No processo de criação, a chef se inspirou na receita de família e criou uma versão com doce de leite e sorvete de queijo. A sobremesa é tão boa que conquistou o segundo lugar no concurso “Sabores da Orla”, responsável por eleger os melhores quiosques do Rio em diversas categorias.

Andréa é carioca e deixou a carreira de advogada para ser assistente do saudoso chef José Hugo Celidônio, na década de 1980, no restaurante Gourmet, em Botafogo.

Depois, se aventurou no Centro do Rio, em voo solo na Rua do Mercado, e por lá deu vida ao happy hour no seu Rancho In, ponto de encontro dos operadores da Bolsa de Valores, que saíam do trabalho para descontrair no Centro antes de encarar o trânsito de volta para casa.

Anos mais tarde, criou os restaurantes Pato com Laranja, Madalena e Armazém Devassa. Trajetória sólida na gastronomia, que começou ainda na infância, quando morava em Portugal. Suas avós também lhe transmitiram essa paixão, ensinando-a a preparar doces e pratos nordestinos. Essa combinação está presente nesta receita. 

Hoje, Andréa está à frente da gastronomia dos clubes Caiçaras e Paissandu; além do Buffet Andréa Tinoco; dos restaurante Pato com Laranja, no Leblon, na Barra e no do Posto 11.

Continua após a publicidade

A chef está a mil! Em nossa conversa, Andréa me contou, em primeira mão, que está abrindo mais um quiosque na Barra e que também vai colocar os pés em São Paulo, com um espaço no Parque Villa-Lobos para atender até 150 pessoas.

Esportista e com o astral do nosso Rio, Andréa nos presenteia, carinhosamente, com a versão repaginada da delícia que aprendeu com sua avó.

Receita premiada! Obrigada, chef!  Aproveitem!

RECEITA: Bolo da Bisa:

Ingredientes do Bolo: 480g de aipim descascado e ralado cru na parte fina do ralador, 145g (¾ de xícara) de açúcar refinado, 28g (2 colheres de sopa) de manteiga derretida, 95g (6 colheres de sopa) de leite de coco, 115g (½ xícara) de leite integral (opcional — pode retirar para versão sem leite), 2 ovos brancos médios e 48g (4 colheres de sopa) de coco seco ralado

Continua após a publicidade

Modo de preparo do Bolo: Misture bem o ovo com o açúcar e adicione os demais ingredientes até formar uma massa cremosa e homogênea. Despeje em um tabuleiro retangular médio (25 x 35 cm) untado com manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 175 °C por 40 a 50 minutos, até dourar. Espere amornar e corte em quadrados.

Receita: Calda de Doce de Leite

Ingrediente da calda: 1 lata de leite condensado (Leite Moça)

Modo de preparo da calda: Retire o rótulo e coloque a lata fechada dentro da panela de pressão. Cubra totalmente com água (2 dedos acima da lata). Leve ao fogo médio e, após pegar pressão, cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair e a lata esfriar completamente para abrir.

Receita: Tuille de Coco (crocante artesanal):

Ingredientes da Tuille de Coco: 6 claras, 120g de açúcar, 90g de manteiga derretida, 90g de farinha de trigo, 1 pitada de sal e 2 colheres de sopa de lascas de coco.

Continua após a publicidade

Modo de preparo da Tuille de Coco: Misture as claras com o açúcar, sem bater demais. Acrescente a manteiga derretida, a farinha e o sal. Mexa até formar uma massa homogênea e lisa. Espalhe bem fininho sobre papel manteiga ou tapete silpat. Salpique as lascas de coco por cima da massa antes de levar ao forno. Asse a 160°C por cerca de 12 minutos, até dourar nas bordas. Retire do forno, deixe esfriar e quebre grosseiramente em pedaços grandes para a decoração.

DICA: Sirva o bolo morno, com sorvete de queijo em cima, regado com a calda do doce de leite caseiro e finalize com pedaços da tuille de coco crocante para decorar. 

Elisa Mendes de Almeida, jornalista carioca e criadora de conteúdo, é autora de dois livros de receita – Cozinhar é Doar e Cozinhar é Amar. Foi apresentadora de telejornais da TV Globo, TV Manchete, Rede TV e TVE, e hoje se dedica à sua paixão pela gastronomia e à boa mesa. Siga o perfil no Instagram  e o Canal no Youtube para mais receitas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 28,90/mês