Imagem Blog

Dudu Netto

Por Dudu Netto, educador físico, mestre em motricidade humana e diretor técnico do grupo Bodytech Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Saúde
Continua após publicidade

Transforme os desafios do inverno em oportunidades

Conheça vantagens e cuidados do treino durante a temporada de frio

Por Dudu Netto
27 Maio 2024, 17h25
Homem se exercitando de casaco ao ar livre
 (Olly/Pexels)
Continua após publicidade

 No inverno, é comum o corpo adquirir um certo ar indolente e desprezo pela malhação. Indicadores mostram que cerca de 30% das pessoas que geralmente se exercitam deixam de realizar qualquer atividade física nesse período. Quando o frio chega, muitas pessoas se afastam da prática regular de exercícios, o que é um erro grave. O exercício deve ser realizado regularmente e não como uma vacina sazonal. Talvez pela preocupação estética mais acentuada no verão, quando estamos mais expostos, no inverno é muitas vezes negligenciado.

Durante a temporada fria, precisamos mais do que nunca nos exercitar. A tendência é gastar menos calorias com atividades físicas, diminuindo nosso metabolismo basal, enquanto aumentamos a ingestão calórica, resultando em ganho de peso. Treinar no frio pode ser agradável, pois, depois de aquecidos, podemos desfrutar de todos os benefícios que a atividade física proporciona. Além disso, manter o metabolismo ativo ajuda a controlar o peso.

Recomendações:

–  Exercícios em ambientes fechados: prefira se exercitar em locais fechados durante o inverno, especialmente quando as temperaturas são extremas. Se você está acostumado a treinar ao ar livre, considere academias ou espaços climatizados.

– Escolha o horário ideal: treinar nos horários mais quentes do dia, não necessariamente ao meio-dia, mas em momentos em que o sol ajuda a aquecer os músculos.

Continua após a publicidade

–  Aquecimento: deve ser mais longo para evitar lesões. No frio, os músculos se contraem para reter calor, dificultando a movimentação.

-Proteção adequada: é importante usar roupas quentes para obter um melhor aquecimento, mas evite se encapotar. Proteja especialmente o peito e evite roupas impermeáveis, que não absorvem suor.

-Hidratação: beba água antes, durante e após os exercícios, mesmo suando menos no inverno é importante estar hidratado.

– Atividades recomendadas: natação, caminhada, corrida e futebol são ótimas opções. Atividades indoor, como ciclismo e dança, também são altamente motivadoras e ajudam a espantar a preguiça.

Continua após a publicidade

– Treinamento em circuito: realizar treino em circuito na sala de musculação pode melhorar o condicionamento e fortalecimento muscular, além de ser um grande aliado do sistema cardiorrespiratório.

– Pilates: é uma excelente opção para melhorar o sistema neuromuscular e a flexibilidade. Não deixe que o frio seja uma desculpa para parar de se exercitar. Os exercícios ajudam a queimar mais calorias, aumentam a disposição e elevam a autoestima. Mantenha-se ativo e aproveite os benefícios da atividade física durante todo o ano.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.