Transforme os desafios do inverno em oportunidades
Conheça vantagens e cuidados do treino durante a temporada de frio
No inverno, é comum o corpo adquirir um certo ar indolente e desprezo pela malhação. Indicadores mostram que cerca de 30% das pessoas que geralmente se exercitam deixam de realizar qualquer atividade física nesse período. Quando o frio chega, muitas pessoas se afastam da prática regular de exercícios, o que é um erro grave. O exercício deve ser realizado regularmente e não como uma vacina sazonal. Talvez pela preocupação estética mais acentuada no verão, quando estamos mais expostos, no inverno é muitas vezes negligenciado.
Durante a temporada fria, precisamos mais do que nunca nos exercitar. A tendência é gastar menos calorias com atividades físicas, diminuindo nosso metabolismo basal, enquanto aumentamos a ingestão calórica, resultando em ganho de peso. Treinar no frio pode ser agradável, pois, depois de aquecidos, podemos desfrutar de todos os benefícios que a atividade física proporciona. Além disso, manter o metabolismo ativo ajuda a controlar o peso.
Recomendações:
– Exercícios em ambientes fechados: prefira se exercitar em locais fechados durante o inverno, especialmente quando as temperaturas são extremas. Se você está acostumado a treinar ao ar livre, considere academias ou espaços climatizados.
– Escolha o horário ideal: treinar nos horários mais quentes do dia, não necessariamente ao meio-dia, mas em momentos em que o sol ajuda a aquecer os músculos.
– Aquecimento: deve ser mais longo para evitar lesões. No frio, os músculos se contraem para reter calor, dificultando a movimentação.
-Proteção adequada: é importante usar roupas quentes para obter um melhor aquecimento, mas evite se encapotar. Proteja especialmente o peito e evite roupas impermeáveis, que não absorvem suor.
-Hidratação: beba água antes, durante e após os exercícios, mesmo suando menos no inverno é importante estar hidratado.
– Atividades recomendadas: natação, caminhada, corrida e futebol são ótimas opções. Atividades indoor, como ciclismo e dança, também são altamente motivadoras e ajudam a espantar a preguiça.
– Treinamento em circuito: realizar treino em circuito na sala de musculação pode melhorar o condicionamento e fortalecimento muscular, além de ser um grande aliado do sistema cardiorrespiratório.
– Pilates: é uma excelente opção para melhorar o sistema neuromuscular e a flexibilidade. Não deixe que o frio seja uma desculpa para parar de se exercitar. Os exercícios ajudam a queimar mais calorias, aumentam a disposição e elevam a autoestima. Mantenha-se ativo e aproveite os benefícios da atividade física durante todo o ano.