Imagem Blog

Dra. Danielle Negri

Por Danielle Negri, pediatra especializada em neonatologia formada pela Universidade Federal Fluminense
Saúde
Continua após publicidade

Como educar as crianças sobre o consumismo?

Estabeleça dicas para um consumo responsável

Por Danielle Negri
23 out 2023, 15h22

Para alguns adultos, é difícil tentar colocar limites sobre o consumo em uma sociedade totalmente instantânea, imagine para uma criança. Será que os pequenos conseguem ter a percepção sobre a forma do consumo? Hoje vamos conversar sobre esse assunto e esclarecer algumas dúvidas. Destaquei algumas dicas para que você consiga orientar seus filhos da melhor maneira sobre este tema, de forma que eles entendam.  

Em primeiro lugar, é normal que as crianças manifestem desejos de compra: mamãe, quero essa boneca. Papai, quero esse carrinho! Como nós, elas são a todo momento influenciadas por propagandas e toda uma estrutura atrativa para que façam indiretamente seus pais comprarem. Cores, formas, diagramação, todos os produtos destinados ao público infantil são pensados para conquistar o coração dos pequenos e eles não possuem o senso de responsabilidade.  

Nem sempre as “recompensas” devem ser ferramentas no processo de desenvolvimento infantil. Elas podem funcionar a curto prazo e fazer com que as crianças associem os deveres a elas. Ensine sempre que o bom comportamento deve ser genuíno e de coração. Isso contribuirá para a formação do caráter de seu filho.  

È importante ressaltar que o cérebro, ainda mais no período da primeira infância não consegue imaginar o que é consumo em exagero. Mas a boa notícia para você mamãe e papai, é que sim, é possível educar seu filho e fazer com que ele entenda um pouco como funciona o nosso mundo adulto.  

Vamos às dicas:  

 

Continua após a publicidade
  1. O diálogo é chave para todo aprendizado. Sente com seu filho e explique que para existir o “dinheirinho” ou “cartão”, é necessário trabalhar para que exista. Filho, a mamãe só consegue comprar essa super bola para você se estiver trabalhando.  

 

      2. Se o momento não está propício para comprar aquele brinquedo que a criança deseja, explique ao pequeno que existem outras opções com menos custos. Olha, não podemos levar esse mas aquele sim!  

 

      3.Utilize a interação ao seu favor! Se não está com condições de compra, que tal fazer um mimo ou alguma brincadeira com peças que você possui em casa? Crie, pinte, cole. As crianças amam tudo o que é novo e participar de um processo inovador!  

 

    4.Antes de sair às compras, faça um planejamento com tudo o que é realmente necessário e inclua seu filho nesse momento. Assim, ele irá aprendendo e tendo ciência do que realmente a família precisa e de produtos que podem ficar em segundo plano.   

 

   5.Ensine sobre reuso, redução e reciclagem. Inclua as crianças quando for separar os materiais recicláveis como garrafas de plástico. Aconselhe sobre utilizar os produtos como na hora do banho, por exemplo, como shampoo, condicionar e sabonete, na quantidade adequada e não mais que isso. Faça diferentes combinações de roupas. Esses pequenos hábitos podem fazer a diferença na educação dos pequenos e aos poucos fazer com que eles entendam de fato o que é um consumo sustentável e responsável.  

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.