A importância das fibras no emagrecimento
Famosas por seus benefícios ao funcionamento do intestino, as fibras têm funções que vão muito além disso. De origem vegetal, elas auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, atuam no controle do colesterol sanguíneo e até mesmo na prevenção e no combate à obesidade. As fibras podem ser de dois tipos: as […]
Famosas por seus benefícios ao funcionamento do intestino, as fibras têm funções que vão muito além disso. De origem vegetal, elas auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, atuam no controle do colesterol sanguíneo e até mesmo na prevenção e no combate à obesidade.
As fibras podem ser de dois tipos: as solúveis (que se transformam em gel, permanecendo por mais tempo no estômago e dando uma sensação de saciedade, a exemplo do farelo de aveia, daí parte de sua importância no emagrecimento) e as insolúveis (aquelas que dão textura firme a alimentos como frutas, legumes, verduras e farelos de trigo). Essas ajudam o intestino a funcionar melhor, porque retêm uma quantidade maior de água.
A nutricionista funcional Isabel Jereissati indica o consumo de fibras entre 20 e 40 gramas, das quais cerca de 70% devem ser insolúveis e 30% devem ser solúveis. “A soja, por exemplo, por ser rica em fibras solúveis, é indicada para pós-bebedeira e para quem tem problemas hepáticos e prisão de ventre”, recomenda a especialista.
Muita gente tem como referência a aveia como sinônimo de fibras, mas há muitas formas de consumi-la. Por isso, fizemos uma lista para vocês.
Conheça dez alimentos ricos na substância:
1) Feijão preto
(15g de fibras por xícara)
2) Lentilha
(15,6g de fibras por cada xícara)
3) Linhaça
(33g de fibras em cada 100g)
4) Batata doce
(5g de fibras por cada unidade de tamanho médio)
5) Goiaba
(10g de fibras por cada unidade)
6) Brócolis
(5,1g de fibras por xícara do alimento cozido)
7) Soja
(2,5g de fibras em 40g do alimento)
8) Alcachofra
(10,3g de fibras por unidade cozida)
9) Abóbora
(3g de fibras por xícara do alimento cozido)
10) Aveia crua
(9,1g de fibras em 100g do produto)