Uma volta à França em 117 queijos
Uma das maiores autoridades em queijos do mundo, o francês Gerard Poulard vem ao Rio mais uma vez para uma série de jantares no Skylab (de 11 a 14 e de 18 a 21 de setembro). Na ocasião, o especialista traçará um mapa da França através de seus queijos, apresentando tipos raros, artesanais e exclusivos, […]
Uma das maiores autoridades em queijos do mundo, o francês Gerard Poulard vem ao Rio mais uma vez para uma série de jantares no Skylab (de 11 a 14 e de 18 a 21 de setembro). Na ocasião, o especialista traçará um mapa da França através de seus queijos, apresentando tipos raros, artesanais e exclusivos, garimpados em pequenas propriedades ao redor do país. O maître-fromager trará na bagagem nada menos que 117 exemplares, totalizando 300 quilos. Cada um deles guarda as características particulares da região onde foi produzido. Para prová-los é possível optar entre duas fórmulas: junto com um menu criado pelo chef do Skylab, Jean Yves Poirey (três cursos, mais um prato de queijos) ou num percurso especial composto por quatro pratos de queijos.
Veja alguns destaques da seleção de Poulard:
Ossau Iraty: produzido com leite de ovelha na parte francesa do País Basco, fronteira com a Espanha, aos pés dos Pirineus.
Gaperon: da região do Massif Central, é feito com sobras do leite usado para fazer manteiga, misturado com alho rosa, uma variedade local.
Chaource: da cidade de Champagne, é conhecido desde a idade média. Tem massa cremosa e leve sabor de avelãs.
Fourme d’Ambert: tem massa mofada com sabores rústicos de flores e ervas. Fabricado desde a época romana, chegou a ser usado como moeda para o pagamento de aluguéis de fazendas arrendadas para criação de gado, durante os séculos X e XVII.
Munster: comum no Oeste da França, nas regiões da Alsácia, Franco-Condado, Meurthe-et-Moselle, Mosela e Vosges, teria sido levado à França por um monge irlandês no século VII.
Feuille du Limousin: vem enrolado em folhas de castanheira portuguesa.
Tomme au Marc de Savoie: produzido nos Alpes e coberto com uma camada de bagaços de uvas.
Abondance: batizado com o nome da raça da vaca que fornece o leite para sua produção, em Savoie. Durante cinco meses, esses animais ficam em pastos a 1330 metros de altitude. É feito a partir de leite cru fervido em panelão de cobre e, posteriormente, maturado durante três meses sobre tábua de madeira de pinheiro.
Brillat Savarin: originário da Normandia, leva o nome de um dos maiores criticos de gastronomia da história da França.
SERVIÇO:
Restaurante Skylab – Rio Othon Palace
Endereço: Av. Atlântica, 3264 – 30º andar – Copacabana
Datas: 11 a 14 e 18 a 21 de setembro, a partir das 19h. Tel.: 2106-1666
Valores:
- Menu Completo (prato de queijo com quatro tipos)– R$ 155,00 +10% (não inclui as sugestões de vinhos)
- Menu de Queijos (quatro pratos de queijos com quatro tipos cada) – R$ 179,00 +10% (não inclui as sugestões de vinhos)