Confesso que Comi Por Blog Blog de gastronomia
Continua após publicidade

O bom filho a casa torna

Aos 26 anos, Fred Barroso é o novo chef executivo do grupo Le Vin, grife que abarca onze casas em São Paulo, Rio e Brasília, entre bistrôs, pâtisserie e boulangerie. O desafio é grande, mas tudo indica que o rapaz dará conta do recado sem grandes dificuldades. Afinal, ele está em casa. Literalmente. É filho […]

Por fabiocodeco
Atualizado em 25 fev 2017, 18h59 - Publicado em 30 ago 2013, 18h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O chef Fred Barroso (foto: Gustavo Marialva)

    Publicidade

    Aos 26 anos, Fred Barroso é o novo chef executivo do grupo Le Vin, grife que abarca onze casas em São Paulo, Rio e Brasília, entre bistrôs, pâtisserie e boulangerie. O desafio é grande, mas tudo indica que o rapaz dará conta do recado sem grandes dificuldades. Afinal, ele está em casa. Literalmente. É filho de Francisco Barroso, fundador da rede ao lado da esposa, Nancy Mattos. E foi nas cozinhas das unidades paulistanas que Fred se formou – ele chegou a cursar gastronomia na Anhembi Morumbi, mas, partidário do aprendizado na prática, deixou a faculdade para voltar à linha de produção. Ainda aos 15 anos, começou lavando prato. Depois, passou por todas as funções dentro da brigada, até virar o braço direito de seu antecessor, o chef Marcilio Araujo, que deixou a empresa para se dedicar ao próprio negócio, o restaurante Benedictine, aberto mês passdo em São Paulo.

    Publicidade

    A saída de Araujo coincidiu com o fechamento, no início do ano, do Figurati, investida do grupo na culinária italiana pilotada pelo jovem metre-cuca, que estudou em Florença por mais de um ano. Ao assumir o posto, Barroso resolveu também deixar a capital pulistana e voltar para sua cidade natal. “A minha rotina é tão pesada que o mínimo de lazer nas horas vagas é um bênção. Quero ficar perto da praia”, conta o cozinheiro, que alugou um apartamento no Leblon, onde descansará entre uma ponte aérea e outra. Ele não pretende mexer no cardápio, um compilado de clássicos franceses, quase o mesmo desde a estréia da casa, quando era comandada por Erick Jacquin. “Mas brincarei com sugestões do dia”, adianta.

    Livro:

    Publicidade

    A promoção de Barroso acontece no momento em que o restaruante francês, criado por seu pai, completa 13 anos. E, no meio das comemorações, o grupo lançou ontem (29) um livro saborosíssimo, repleto de histórias e, claro, receitas. Nos primeiros capítulos se conhece a origem dos bistrôs na França, como este perfil de estabelecimento chegou ao Brasil e como nasceram alguns pratos clássicos da culinária francesa. Por fim, receitas que fizeram a história do Le Vin Bistro, como o delicioso steak tartare, um dos melhores da cidade. No Rio, o livro pode ser adquirido em qualquer uma das quatro casas do grupo, em Ipanema, no Barrashopping e no VillageMall.

    Publicidade

    Le Vin – Histórias & Receitas

    Autora: Elaine Guerini

    Publicidade

    Fotografia: Tadeu Brunelli

    166 páginas

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Preço: R$ 58,00

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.