Dono de um canal no YouTube há dois anos, onde compartilha seus conhecimentos acerca do universo de cervejas artesanais com cerca de 15 000 cervejeiros, sommeliers e apreciadores da bebida, o engenheiro químico, professor universitário e pesquisador Dr. Jamal Awadallak resolveu ir além recentemente. Com o apoio de seus seguidores, criou o projeto Beer School Labs (BSL), que une pequenos produtores do segmento e consumidores.
Funciona assim: a iniciativa viabiliza a elaboração e lapidação de receitas com o apoio de mais de 1000 entusiastas do ramo e dos donos das fábricas participantes (são sete, no total, com capacidades distintas), colaborando online durante sessões ao vivo semanais na plataforma do YouTube, além das brassagens nas cervejarias. A estreia, por exemplo, foi na Cervejaria Patt Lou, em Vitória de Santo Antão (PE), na sequência houve produção na OverHop/ Mistura Clássica, em Angra dos Reis (RJ). No cronograma estão ainda outras cinco para este mês de julho (veja abaixo a lista completa e os estilos).
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1) Patt Lou (PE)/ Sahti – 355 mililitros
2) OverHop/Mistura Clássica (RJ) – Wee Heavy – 355 mililitros
3) Piedade (RJ) – Session New England IPA – 355 mililitros
4) Old Captain (RS) – Berliner Weisse com calda de tangerina – 355 mililitros
5) Cervejaria Providência (PR) (estilo a definir) – 355 mililitros
6) Verace (BH) Sour de cajá, manga e goiaba – 355 mililitros
- Essas cervejas serão produzidas ao longo do mês de julho/2017, e devem ser entregues em outubro/2017. Existem colaborações com três cervejas (#1, #2 e #3) ou (#4, #5 e #6), ou com as seis (e ainda com desconto)
7) Gotter (MG) – Russian Imperial Stout (envelhecida) – 355 mililitros
- Essa será produzida e envelhecida e está prevista para ser entregue em janeiro/2018. O rótulo pode ser adicionado após a escolha da colaboração inicial
As realidades de cada cervejaria, as burocracias específicas de cada estado para registro do produto, os impostos envolvidos e todo o processo relacionado à produção de um rótulo integram o conteúdo do projeto, que será encerrado com um documentário. Para viabilizar o Beer School Labs, no entanto, o criativo modelo escolhido para pré-venda foi o de financiamento coletivo, já disponível pelo site Social Beers.