Mercado aquecido: três novidades gastronômicas que vão sacudir o Rio
Empório Jardim chegará ao BarraShopping, enquanto o Parada de Copa expandirá para Ipanema e chef Elia Schramm comandará boulangerie no Leblon
Sem dúvida, o Rio de Janeiro vive um ótimo momento para a gastronomia, com festa do Guia Michelin à vista, além da premiação 50 Best Restaurants Latin America, que novamente aportará por aqui, no segundo semestre.
É natural que os bons ventos no setor estimulem chefs e empreendimentos já consagrados a alçar novos voos.
É o caso de Paula Prandini, que celebra uma década de sucesso de seu Empório Jardim, quatro vezes premiado em VEJA Rio Comer & Beber, com a expansão da marca para a Zona Oeste. Mais especificamente no BarraShopping, substituindo a cafeteria Starbucks. O projeto ainda não tem data de inauguração.
Descontraído, o Empório Jardim tem a nobre missão de oferecer café da manhã o dia todo, e conta atualmente com unidades no Jardim Botânico, em Ipanema e na Casa Firjan, em Botafogo. São 119 opções de pães, ovos, sanduíches, tapiocas, omeletes, frios, bolos, doces, iogurtes, sucos e café.
Sucesso entre os boêmios e notívagos, o Parada de Copa, que serve o melhor sanduíche da cidade, vai além dos limites do bairro. Agora em maio, a marca chega a Ipanema, inaugurando uma operação na Rua Vinicius de Moraes.
Qualquer semelhança com antigas madrugadas de Copacabana não é mera coincidência: o Parada de Copa é a moradia das especialidades que fizeram fama no antigo Cervantes, preparadas por onze funcionários que trabalharam por anos no clássico de Copacabana, que fechou no auge da pandemia e voltou ‘gourmetizado’.
Depois de se aventurar pela gastronomia asiática com o Si-Chou, em sociedade com Menandro Rodrigues, o chef Elia Schramm está pronto para mergulhar nas técnicas e delícias francesas. O dono do Babbo Osteria vai abrir uma boulangerie no Essência, novo complexo imobiliário que a Mozak ergue na Rua Juquiá, no Leblon. O condomínio já foi entregue aos primeiros proprietários e o espaço gastronômico está pronto para receber as obras de adequação e ser aberto em breve.
O local, aliás, ganhou o Largo do Piva, que homenageia o arquiteto André Piva, falecido em 2020. Ele concebeu a fachada e o interior das áreas comuns do empreendimento.