Covid-19: grupos prioritários
Cozinheiros, fonoaudiólogos, psicólogos, professores de educação física compõem o público-alvo da fase 1 para vacinação. Você já pesquisou seu grupo?
Em meio a divulgação dos planos de vacinação e o início da imunização no Rio de Janeiro realizamos uma busca de quem é considerado linha de frente, hoje, segundo o Ministério da Saúde.
Segue parte do texto publicado no site do Ministério da Saúde que identifica a área de Trabalhadores de Saúde e descrição de grupos prioritários:
“Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência de vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto profissionais de saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, psicólogos, serviços sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal de limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outros, ou seja, aqueles que trabalham no serviço de saúde, mas que não estão prestando serviço direto de assistência à saúde das pessoas. Inclui-se ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como cuidadores de idosos e doulas/ parteiras, bem como cuidadores do sistema funerário”