Beco do Becoza Por Juarez Becoza, repórter de gastronomia popular e caçador de botequins
Continua após publicidade

‘Cozinhas do Prosa’ estreia distribuindo reconhecimento, sabor e emoção

Homenagem a quem se destacou este ano no setor uniu anônimos e celebridades em torno do amor à gastronomia

Por Juarez Becoza
Atualizado em 3 dez 2020, 20h11 - Publicado em 2 dez 2020, 19h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No palco da Casa da Glória, o Matheus dança, pula, bate com os pés no chão. Ao seu lado, Leo Jaime se emociona. Na platéia, craques da gastronomia carioca e brasileira como Frédéric de Maeyer, Pedro de Artagão, Thiago Flores e Frederic Monnier se surpreendem. E se emocionam. Toda a reduzida plateia de convidados e homenageados, devidamente mascarada e previamente negativada nos testes para Covid 19, surpreende-se e se emociona também. Quase ninguém ali presente, na noite da última segunda-feira, sabia ainda quem era o Matheus Duarte, um jovem de 20 e poucos anos que até dois anos atrás vendia bolo na praia.

    Publicidade
    Leo Jaime, que também é um famoso gourmet, apresentou as homenagens na Casa da Glória
    Leo Jaime, que também é um famoso gourmet, apresentou as homenagens na Casa da Glória (Ilha Multimidia/Divulgação)

    Nessa noite na Casa da Glória, chefs renomados, restauraters, pâtissieurs, donos de bares badalados, produtores gastronômicos e jornalistas especializados bateram palmas para o trabalho da Afagá (@afagabr), pequena confeitaria na Penha que Matheus toca ao lado das sócias Jéssica e Thayanini, que cresceu em plena pandemia graças ao talento, à criatividade e à resistência de seus donos na administração do negócio.

    Publicidade

    Mas não ficou só nisso: eles bateram palmas também para as meninas do coletivo Maré de Sabores (@maredesabores), que atuam com formação gastronômica no seu bufê-escola na favela Nova União, no Complexo da Maré, e agora estão 100% engajadas numa campanha de doação de alimentos às pessoas seriamente afetadas pela pandemia. E celebraram João Diamante, o incansável chef pioneiro no uso da gastronomia como forma de inclusão social. E ainda houve tempo para uma homenagem emocionante ao eterno Lacerda, que por 34 anos foi o embaixador do Baixo Gávea, servindo as mesas no Bar Hipódromom, que fechou na onda de falências provocada pela pandemia.

    O garçom Lacerda, 34 anos de Hipódromo, posa após a homenagem
    O garçom Lacerda, 34 anos de Hipódromo, posa após a homenagem (Ilha Multimidia/Divulgação)

    A recíproca, é claro, também foi verdadeira. Chefs renomados e donos de casas badaladas também estavam lá para serem merecidamente aplaudidos. E foram, pelos imensos esforços que implantaram nos últimos meses para manter seus negócios vivos, para ampliar o alcance de suas cozinhas e, em alguns casos até, reinventarem suas formas de trabalhar. Foi o caso de Pedro de Artagão, que em 2020 encontrou fôlego para abrir casas novas e mais acessíveis; de Rodrigo Guimarães (ex-Pipo), que criou o Chef at Home, e muitos outros mestres da gastronomia e da boemia carioca que andam se reinventando por aí.

    Publicidade

    Tudo isso foi visto nessa noite de segunda na Casa da Glória, quando aconteceu a primeira cerimônia de premiação do novíssimo projeto Cozinhas do Prosa, uma iniciativa idealizada pela chef Manu Zappa, dona da escola de gastronomia e ateliê culinário Prosa na Cozinha (@prosanacozinha), e levada a cabo com a ajuda de muitos amigos e parceiros. Entre eles o coletivo Comida de Resistência, formado por mais de 250 profissionais da gastronomia, que se criou durante a pandemia para discutir os rumos do setor.

    O Cozinhas do Prosa é um sonho antigo de Manu, que tomou corpo durante o distanciamento social, por conta de uma necessidade premente: reconhecer e valorizar quem está se desdobrando para vencer a crise na área da gastronomia carioca. Quem usou da criatividade para adequar seus serviços e cardápios, quem conseguiu se reinventar pra substituir modelos de negócios inviabilizados pela pandemia, ou quem simplesmente resistiu. Mas o evento acabou, logo em sua primeira edição, tornando-se também um grande reconhecimento geral do meio da gastronomia para ele próprio, homenageando também produtores de alimentos, serviços de delivery, garçons e até jornalistas dedicados à causa.

    Publicidade

    Em sua primeira edição, o Cozinhas do Prosa reuniu um grupo de jurados que decidiu, em colegiado, quais seriam as homenagens e quem seriam os agraciados, resultando nesse mix democrático que reuniu celebridades e anônimos, reis e proletários da gastronomia. Para isso, o projeto contou com a parceria de primeira hora da Casa da Glória, que abraçou a causa e tornou-se a sede do evento; da Casa Maranguape, que confeccionou as homenagens em forma de pratos personalizados; do fabricante de uniformes para cozinha SanChef; do SindRio e mais de uma dezena de apoiadores, que cederam kits de comidas, bebidas e apetrechos gastronômicos para agraciar os homenageados. Um deles especialmente se destacou: a clínica carioca Alba Saúde, que cedeu nada menos que 70 testes de Covid, do tipo PCR, para todos as pessoas que compareceram ao evento, convidados e profissionais envolvidos na produção.

    Continua após a publicidade

    Ainda asim, alguns participantes preferiram se resguardar, e mandaram mensagens por vídeo. Foi o caso do chef Claude Troisgros, que participou da banca de jurados, e do chef Rafa Costa e Silva, um dos agraciados na categoria “Criatividade”. A homenageada especial da noite, a chef Teresa Corção – que se viu obrigada a fechar seu restaurante, O Navegador, por causa da pandemia, mas continua militando como uma das principais pesquisadoras da gastronomia brasileira – foi outra que mandou seu recado por vídeo.

    Publicidade

    “Ok, mas e o Leo Jaime?”, há de perguntar ao atento leitor. Explico: Leo Jaime, ele próprio um gourmet quase tão célebre quanto é o cantor, foi convidado para apresentar a cerimômia. Eu e a colega jornalista Carol Zappa auxiliamos nas apresentações dos vencedores. Durante a cerimônia, um vídeo em homenagem a bares e restaurantes que fecharam durante a pandemia foi exibido, arrancando suspiros de saudade na plateia.

    Você pode assistir ao vídeo aqui abaixo e, logo após, ver a lista completa de todos os homenageados, e suas categorias. Depois, é só esperar o ano que vem. Porque, ao que parece, o Cozinhas do Prosa chegou para abalar. E ficar.

    Publicidade

    Veja o vídeo:

    Continua após a publicidade

    Homenagem_restaurantes

    LISTA COMPLETA DE HOMENAGEADOS:

    HOMENAGEM ESPECIAL DA NOITE
    Teresa Corção

    CATEGORIA RESISTÊNCIA
    Marcelo Novaes, Cachambeer
    Bianca Barbosa, Manda!
    Andressa Cabral, Meza
    Fernando Blower, SindRio
    Lúcio Vieira, Lilia e Labuta Bar
    Alvaro e Táta, Da Casa da Táta

    Continua após a publicidade


    CATEGORIA CRIATIVIDADE
    Raphael Vidal, Casa Porto
    Rodrigo Guimarães, Chef at Home
    Pedro de Artagão, Grupo Irajá
    Edu Araújo e Jonas Aisengart, Quartinho e Lanchonete
    Grupo Cozinha Criativa
    Rafa Costa e Silva, Lasai

    CATEGORIA REINVENÇÃO
    Ludmilla Soeiro, LS Cozinha
    Frédéric de Maeyer, Fréderic Epicerie
    Yasser Régis, Ex-Touro
    Alissa Ohara, Azumi
    Marchezinho
    Slow Bakery 

    CATEGORIA GASTRONOMIA SOCIAL
    João Diamante
    Maré dos Sabores

    CATEGORIA GASTRONOMIA POPULAR
    João Paulo Campos, Velho Adonis
    Rodrigo Mendes, Costelas

    Continua após a publicidade

    CATEGORIA GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL
    Fátima Anselmo, Orgânicos da Fátima
    Coletivo A Colheita

    CATEGORIA PRODUTO ARTESANAL
    Afagá
    Araucária Pães

    CATEGORIA JORNALISMO GASTRONÔMICO
    Luciana Fróes
    Berg Silva

    CATEGORIA COQUETELARIA CRIATIVA
    Tai Barbin e Anderson Santos, Liz Cocktails

    Continua após a publicidade

    CATEGORIA MENÇÃO HONROSA
    Lacerda, ex-garçom do Hipódromo
    Lou Bittencourt, produtora gastronômica
    Batista, restaurante Do Batista

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.