Procon-RJ autua 25 estabelecimentos na Zona Sul

Supermercados, drogarias, restaurantes, lojas e bancos foram vistoriados. Fiscais descartaram quase 30 kg de produtos impróprios ao consumo

Nesta quinta (26), o Procon-RJ vistoriou supermercados nos bairros Glória, Copacabana e Ipanema. Ao todo, 30 estabelecimentos foram fiscalizados e 25 foram autuados. Houve, no total, um descarte de produtos impróprios ao consumo de 28,5kg.

Em Copacabana, somente no Super Prix (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 673), os fiscais descartaram 22kg de coxão mole vencidos e constataram que a câmara da padaria permanecia com ferrugem no rodapé e piso com fissura, identificados na vistoriar anterior.

Já em Ipanema, no restaurante Alekrim (Rua Barão da Torre, 247), havia ferrugem e borracha solta no refrigerador, caixa de gordura aberta, janela da área da cozinha sem tela de proteção e fiação exposta na cozinha. Entre os produtos sem especificação de data de validade e mal armazenados havia 600g de linguiça, 700ml de leite integral, 930g de pão sem glúten, 1,3kg de sanduíche de ricota e 690g de muçarela fatiada.

No restaurante Amarelinho (Rua da Glória, 190), na Glória, foram encontrados problemas como lixeira com acionamento de pedal quebrado, ralo sem tela de proteção e base da pia quebrada na cozinha. Entre os alimentos vencidos havia 2,250kg de linguiça e 2,130 litros de cerveja. O restaurante não informava a disponibilidade de água filtrada e gratuita para clientes e não havia cartaz sobre o Livro de Reclamações.

Os seguintes estabelecimentos não apresentaram irregularidades: Amoedo (Rua Barão da Torre, 179 – Ipanema), Peixe Vivo (Rua Toneleiros, 76 – Copacabana), Mega Mate (Rua da Glória, 168 – Glória), Adegão Português (Rua Barão da Torre, 248 – Ipanema), Gringo Café (Rua Barão da Torre, 240 – Ipanema).

Balanço da fiscalização

1 – Mc Donald´s (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 659 – Copacabana): Ausência do cartaz do Disque 180, do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

2 – Santander (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 661 – Copacabana): Autenticação de boletos em documento diverso. Ausência do caixa eletrônico adaptado. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

3 – Casa Assuf (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 685 – Copacabana): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

4 – Drogaria Max (Rua da Glória, 268 – Glória): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

5 – Itaú (Rua da Glória, 214 – Glória): Autenticação de boletos em documento diverso. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

6 – Follium (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 693 – Copacabana): Ausência de preços em produtos.

7 – Sorvete Alex (Rua Vinicius de Moraes, 146 – Ipanema): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do informativo de disponibilidade de água filtrada e gratuita. Ausência do cartaz do Disque 180, do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.

8 – Lojas Americanas (Rua da Glória, 190 – Glória): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

9 – Planetoy (Rua Barão da Torre, 247 – Ipanema): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos.

10 – Amarelinho (Rua da Glória, 190 – Glória): Lixeira com acionamento de pedal quebrado, ralo sem tela de proteção, base da pia quebrada. Vencidos: 2kg e 250g de linguiça e 2 litros e 130ml de cerveja. Ausência do informativo de disponibilidade de água filtrada e gratuita. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

11 – Taberna da Glória (Rua do Russel, 32 – Glória): Piso quebrado na cozinha.

12 – Stubb (Rua Barão da Torre, 247 – Ipanema): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos.

13 – Super Prix (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 673 – Copacabana): Câmara da padaria com ferrugem no rodapé e piso com fissura. Vncidos: 22kg de coxão mole.

14 – Swisswin (Rua Barão da Torre, 247 – Ipanema): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

15 – Drogarias Pacheco (Rua da Glória, 374 – Glória): Ausência da Lista de Preços de Medicamentos atualizada. Tamanho do preço promocional para cliente especial em tamanho maior que o preço para o cliente comum, induzindo o consumidor em erro.

16 – Bagaggio (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 697 – Copacabana): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

17 – Alekrim (Rua Barão da Torre, 247 – Ipanema): Ferrugem e borracha solta no refrigerador, caixa de gordura aberta, janela da área da cozinha sem tela de proteção, fiação exposta. Produtos sem especificação de validade e mal armazenados: 600g de linguiça, 700ml de leite integral, 930g de pão sem glúten, 1kg e 300g de sanduiche de ricota, 690g de muçarela fatiada.

18 – Big Polis (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 695 – Copacabana): Lixeiras sem pedal, geladeira sem maçaneta dificultando fechamento.

19 – Via Mia (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 706 – Copacabana): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

20 – Santander (Rua da Glória, 318 – Glória): Autenticação de boletos em documento diverso.

21 – Mercadez (Rua da Glória, 348 – Glória): Câmara congelada com piso quebrado e borracha rasgada, porta da câmara resfriada com ferrugem. Ausência do certificado de potabilidade da água.

22 – Spa das Sobrancelhas (Rua da Glória, 268 – Glória): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

23 – Sorvete Brasil (Rua Maria Quitéria, 74 – Ipanema): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Disque 180, do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.

24 – Havaianas (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 691 – Copacabana): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Livro de Reclamações não autenticado.

25 – Foxton (Rua Garcia D´Ávila, 147 – Ipanema): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do cartaz e do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s