Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Vrau! Ícaro Silva rebate ex-novelista da Globo com aula antirracismo

Críticas de Aguinaldo Silva a Beyoncé levaram ator a se posicionar com firmeza contra suas declarações: 'Você não sabe nada'

Por Da Redação Atualizado em 27 ago 2021, 16h12 - Publicado em 27 ago 2021, 14h04

As recentes declarações do novelista Aguinaldo Silva – ele incluiu Beyoncé entre os integrantes da “elite branca” por usar um colar de diamantes avaliado em 160 milhões de reais e questionou a exaltação à cantora – renderam uma resposta firme de Ícaro Silva. Uma das vozes mais potentes do movimento negro nacional,  o ator postou um longo texto em que lembra dos ensinamentos da mãe, exalta a educação antirracista que recebeu e critica o “olhar viciado” de Aguinaldo. “Seu olhar viciado sobre a sociedade brasileira, expresso em novelas ainda hoje tão embranquecidas, não contempla nossa história, tampouco nosso tamanho”, escreveu.

Entrevista: ‘Eu sobrevivi ao ano enfeitiçado’, diz Jorge Aragão

O texto começa sem rodeios. “E aí, Aguinaldo, beleza? (com o novelista marcado na publicação) Não nos conhecemos e é provável que isso nunca aconteça, dado que já sou muito grande para os papéis medíocres reservados aos pretos em suas obras, mas me sinto no dever de te apresentar Jô do Espírito Santo, uma mulher preta, nordestina e periférica, que criou dois filhos na favela, sob violência constante, com um salário de faxineira”. Ícaro diz ter aprendido com a mãe “que haveria aqueles que se usariam de sua língua ferina e seu privilégio branco para tentar diminuir nossas conquistas e apontar nosso lugar”.

“Entendo a Simone Biles. Eu também já travei”, diz Rebeca Andrade

Em seguida, ele lembra que dona Jô o ensinou a torcer por todo e qualquer preto que estivesse posto à prova, “como você tenta agora fazer com a imensurável Beyoncé“. “Você não sabe nada de Joelly, Aguinaldo. Não sabe nada de Jô, nem de Beyoncé.
É visível que não.” E vai além. Leia o post na íntegra:

View this post on Instagram

A post shared by Silva (@icaro)

Continua após a publicidade
Publicidade