Só no Rio de Janeiro: vídeo de lagarto gigante em baile funk choca a web
Animal é da espécie Teiú, que pode chegar a dois metros de comprimento. Polícia Civil investiga homem que segura o réptil na filmagem
O Rio de Janeiro é uma cidade onde cenas inimagináveis podem acontecer: vídeos que volta e meia viralizam nas redes sociais são as provas. É o caso de um registro que repercutiu na internet nesta segunda (31), em que um lagarto gigante da espécie teiú é visto andando em cima de um palco durante um baile funk na comunidade Nova Holanda, na Zona Norte do Rio.
+ Mutirão do bem: tartarugas presas em rede de pesca são salvas em Niterói
No início do vídeo, um homem segura e chacoalha o animal de quase dois metros de forma bruta e, em seguida, coloca o réptil em cima da estrutura montada para um show. A gravação gerou revolta nas redes sociais e chegou à Polícia Civil, que deverá analisar as imagens para identificar quem estava com o animal.
O caso configura um crime ambiental, devido às condições de maus-tratos que o animal foi exposto. É importante também ressaltar que somente o Ibama pode autorizar um indivíduo a cuidar de um animal silvestre.
O Teiú costuma viver em áreas de campo e poças e não oferecem riscos, com sua alimentação baseada em insetos, pequenos vertebrados, ovos e frutos. Considerado o maior lagarto brasileiro, o indivíduo da espécie mede cerca de 50 centímetros, mas pode chegar até dois metros, dependendo do tamando da calda.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui