Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Thomas Troisgros faz mutirões para dar comida à população de rua

Sócio da rede de hamburguerias T.T. Burger, ele se reuniu com dois amigos para distribuir sanduíches aos moradores de rua

Por Heloiza Gomes Atualizado em 19 Maio 2017, 15h20 - Publicado em 14 abr 2017, 10h00
Thomas Troisgros: sanduíches de graça para moradores de rua Selmy Yassuda/Veja Rio

Responsável pelas premiadas receitas do Olympe, recém-incluído na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, e sócio da rede de hamburguerias T.T. Burger, Thomas Troisgros decidiu sair um pouco de trás do fogão há dois anos e meio. Numa madrugada, no fim do ano de 2014, largou o avental, as panelas e as planilhas de custos e se reuniu com dois amigos para distribuir sanduíches aos moradores de rua. “Aquele momento foi um baque para nós. No dia seguinte, chamamos todos os sócios e colaboradores, e decidimos montar um movimento trimestral para oferecer amor a pessoas que se encontram em situação vulnerável de vida”, conta. Nascia ali o MuTTirão, que chegou à oitava edição, com 200 voluntários e o engajamento de dezoito empresas. “Já tivemos doações de sorvetes, brownies, roupas, kits de saúde e higiene. O hambúrguer se tornou um coadjuvante”, explica Thomas, sem esconder o orgulho. “Essa é a nossa maior conquista.”

“O movimento tem um impacto transformador maior nos voluntários do que nas pessoas em situação de rua”

Toda a ação dura cinco horas. Os voluntários saem da filial da T.T. Burger do Arpoador à m­­eia-noite, vão para o Centro e de lá só retornam às 5 da manhã. “Depois da distribuição dos sanduíches, fazemos cortes de cabelo e incentivamos a interação entre todos os integrantes. O amor e a solidariedade são os artistas principais”, diz Thomas, que pretende expandir a iniciativa. Por meio de um processo de triagem realizado com empresas de RH parceiras, a ideia é auxiliar quem está em busca de emprego. “Também queremos ajudar no encaminhamento para clínicas de reabilitação”, acrescenta. Aos interessados em participar dos mutirões, a inscrição é feita através do e-mail muttirao@ttburger.com.br. O chef garante que vale a pena. “O movimento tem um impacto transformador maior nos voluntários do que nas pessoas em situação de rua. E não é preciso fazer nada. Apenas aparecer no local, subir no ônibus e praticar o bem.

  • Publicidade