Continua após publicidade

Um ato de solidariedade: onde doar mantas e agasalhos no Rio

Shoppings, lojas e festival de música se engajam em ações para amenizar o frio da estação

Por Luiza Maia
Atualizado em 23 jun 2023, 14h54 - Publicado em 21 jun 2023, 16h58

O inverno chegou nesta quarta (21) com mais um recorde de frio: a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Vila Militar, na Zona Oeste, marcou 12,4°C entre 6h e 7h. Foi a temperatura mais baixa registrada em 2023 até agora no Rio. Diante das baixas temperaturas que já têm sido registradas, instituições e estabelecimentos cariocas mobilizam campanhas solidárias para aquecer pessoas em situação vulnerável.

+ Campanha do agasalho: mais locais onde doar casacos e mantas para quem precisa no Rio

Junto à nova estação, começa também nesta quarta (21) uma campanha organizada pelo Prio Festival de Inverno e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, em parceria com Visit Rio (Rio Convention & Visitors Bureau), Prefeitura do Rio, RIOinclui, Smurfit Kappa, 123º Grupo Escoteiro do Mar e outros apoiadores. Um acordo de cooperação será assinado pelas instituições no Santuário Cristo Redentor, às 19h, em um evento com transmissão ao vivo no canal oficial do Santuário no Youtube.

O encontro terá o reitor do Santuário, Padre Omar, como mestre de cerimônias, além de um show acústico da banda Detonautas e apresentações do DJ Fábio Lopes. O fim do evento será marcado por um mapping inédito no monumento ao Cristo Redentor.

Compartilhe essa matéria via:

A campanha pretende espalhar 200 caixas doadas pela Smurfit Kappa para a coleta de agasalhos em diversas regiões do Rio de Janeiro. Além do Festival de Inverno Rio, na Marina da Glória, que terá ponto de coleta nos seis dias de shows, também receberão as caixas os seguintes locais: Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Trem do Corcovado (Rua Cosme Velho, 513), loja O Sol Artesanato (Rua Corcovado, 213), Paróquia São José da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 2735) e Quiosque do Cristo Redentor (Praia do Guido – Entre os postos 11 e 12 do Recreio dos Bandeirantes), entre outros que serão divulgados ao longo da ação.

Continua após a publicidade

Confira mais ações para contribuir:

-> No dia 25 de junho, será a última chance para contribuir com a campanha solidária de arrecadação de agasalhos e cobertores do Bangu Shopping. As doações de casacos, cobertores e mantas, em bom estado de conservação, podem ser depositadas na bike coletora localizada próximo ao Boteco do Manolo.

-> Todas as 31 unidades do supermercado Prezunic também arrecadam agasalhos, luvas, meias e outros itens de vestuário para o frio. Pela primeira vez, as nove lojas de conveniência com entregas rápidas Spid também participam da tradicional campanha, com a expectativa de aumentar o número de doações. Os donativos arrecadados pelas marcas serão encaminhados a 40 instituições que cuidam de pessoas em situação de risco em diferentes locais do estado. As caixas ficam próximas à entrada de cada estabelecimento.

+ Jogador de futebol alega ter sofrido racismo em shopping na Barra

-> Até 30 de julho, é possível doar agasalhos e cobertores para jovens e adultos atendidos pelo Voluntariado Viva Rio no shopping RioSul, em Botafogo. A Campanha Inverno Quente conta com um ponto de arrecadação de itens de frio ao lado do balcão de informações, no primeiro piso do shopping.

Continua após a publicidade

-> No Américas Shopping, a Campanha do Agasalho vai até o dia 20 de julho, estimulando a doações de cobertores, agasalhos e roupas de frio. As doações podem ser deixadas no posto de coleta situado no SAC, no 1º piso. Os itens serão destinados à Ação Social Recreio, grupo que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social na região.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

-> Clientes do Shopping Tijuca também podem praticar a solidariedade até o dia 16 de julho. O empreendimento recebe agasalhos, cobertores e outros itens em apoio a famílias que são atendidas por organizações sociais. As ações participantes serão selecionadas pelo Instituto Devolver.  Os pontos de coleta ficam no Lounge do Programa de Benefícios, no Piso L2, no SAC (G2) e no L1, próximo ao elevador panorâmico.

-> A ONG TamoJunto, coletivo que atua desde 2014 na comunidade da Rocinha, será a beneficiada pela campanha solidária do Fashion Mall, em São Conrado. Roupas, agasalhos e cobertores, em boas condições de uso, podem ser depositados em uma das caixas coletoras, localizadas nos Pisos L1 e L2 do empreendimento. A iniciativa vai até 20 de agosto.

-> Em parceria com o RioSolidario, o 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro recebe donativos por meio da campanha “1+1 = amor ao próximo”. A cada cobertor cedido, o 15º doará mais um para a instituição. Os pontos de coleta estão disponíveis nas duas unidades do cartório, localizadas no Centro do Rio e na Barra da Tijuca, até o dia 21 de julho.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.