Sofitel de Copacabana fecha as portas e reabre em 2018
Com investimento de R$ 250 milhões, o espaço renascerá com a bandeira Fairmont e será o primeiro da marca canadense na América do Sul
Cercado por tapumes há uma semana, o icônico Sofitel Copacabana, no Posto 6, fechou as portas. Em 14 meses, tempo estimado para as obras de reforma, e uma injeção de 250 milhões de reais – o maior investimento global da rede AccorHotels no período – o espaço renascerá com a bandeira Fairmont. O hotel de padrão cinco estrelas será o primeiro da marca canadense na América do Sul. Além de seus 400 quartos, toda a área de lazer, que inclui duas piscinas, será revitalizada e ganhará um grande SPA. A ideia de ter um emblemático restaurante, como funcionou ali durante quase duas décadas o Le Pré Catalan, será substituída por bares e restaurantes sem chefs estrelados e menu mais variado. Com 70 unidades hoteleiras em 22 países, o grupo Fairmont foi adquirido em 2016 pela AccorHotels. Entre seus hotéis mais emblemáticos está o The Plaza, de Nova York, e o The Savoy, de Londres. Pertence ainda à rede o Fairmont The Queen Elizabeth, no Canadá, onde John Lennon e Yoko Ono protagonizaram o famoso protesto contra a guerra e a favor da paz, em 1969. “Nossa proposta é quebrar a formalidade do luxo. Vamos ter serviços de excelência, tecnologia de ponta e uma sofisticação moderna, descontraída”, explica Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul.
A chegada da marca Fairmont ao Rio é a cereja do bolo de um megainvestimento da AccorHotels, que hoje é a rede líder no Rio. Entre 2012 a 2016, a empresa francesa inaugurou ou reformou 25 hotéis, somando 32 operações no estado. Nesse pacote está o Caesar Park, na Vieira Souto, adquirido pelo grupo em 2013 e que já consumiu 30 milhões de reais em obras. Revitalizado e com uma decoração focada no mobiliário de design nacional, o hotel, em substituição a bandeira que existia em Copacabana, passa a se chamar agora Sofitel Ipanema.