Clique e assine por apenas 4,90/mês

Scrum, a nova tendência em gestão empresarial, ganha evento no Rio

Adotado por empresas inovadoras como o Google e o Spotify, o método ágil inspira programação com especialistas entre quinta (26) e sábado (28)

Por Carolina Barbosa - 20 jul 2018, 08h00

Todos os dias, pontualmente às 11 da manhã, Eduardo Santoro, sócio do Pow Boteco Espumante, convoca seus dez funcionários para uma reunião de quinze minutos, antes de abrir a casa para o almoço. Os assuntos abordados vão da compra dos ingredientes à definição dos pratos, passando por outros detalhes importantes para afinar a operação naquele horário. Durante o encontro, garçons, chef e cozinheiros, bem como a turma da administração, anotam em post-its coloridos problemas do cotidiano e possíveis maneiras de solucioná-los, além das prioridades a resolver. Tudo é pregado num quadro com três colunas: “a fazer”, “em produção” e “feito”. O ritual se repete à tarde, quando ocorrem discussões sobre o sucesso das mudanças implementadas e os pontos ainda a aprimorar. Apesar de parecer, à primeira vista, uma dinâmica de grupo de RH, a técnica utilizada no bar do Centro é poderosa, segundo seus adeptos, e segue os preceitos do Scrum, metodologia de gestão adotada mundo afora em empresas como Google, Apple e Spotify. “Ao expor e organizar tudo no quadro, a gente consegue ter uma visão mais ampla das demandas e, assim, ajustar todos os gargalos, com a participação e o comprometimento de todos”, afirma Santoro, que incorporou a ferramenta há cinco meses e já observou mudanças em seu negócio. “Uma refeição que demorava mais de vinte minutos para chegar à mesa, por exemplo, hoje leva cerca de dez”, compara.

Usado desde o início dos anos 90 para gerenciamento de projetos na área de TI, o Scrum vem sendo adaptado para diversos outros segmentos, de publicidade a advocacia. Em versões mais informais, há até quem o adote na organização das tarefas domésticas e escolares. Não por acaso, Scrum: a Arte de Fazer o Dobro de Trabalho na Metade do Tempo, livro sobre o tema, é o mais vendido na seção de administração, negócios e economia da gigantesca Amazon. Por aqui, o método de ciclos curtos e foco em resultados constantes vai protagonizar um evento internacional em Copacabana de quinta (26) a sábado (28). Com inscrições esgotadas e fila de espera, a edição de 2018 do Scrum Gathering reúne em sua programação 44 palestras e seis work­shops, além de sessões de coaching e aulas com convidados ilustres. Um deles é o canadense Craig Larman, cientista da computação e autor de diversas obras consideradas referência na área. Larman visita o Brasil pela primeira vez para explicar sua versão adaptada para grandes empresas. “É um método que prioriza os indivíduos e interações em relação a processos e ferramentas. Isso permite aprendizado, dinamismo e aprimoramento contínuos, bem como ótimos resultados. Daí seu sucesso”, resume Marcos Garrido, sócio-fundador da Knowledge21, empresa responsável por trazer o evento à cidade. Pelo visto, vai faltar post-it.

Publicidade