Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Orgulho carioca: a maior horta urbana do mundo será aqui

Área do Parque Madureira terá 110 000 metros quadrados destinados à agricultura familiar e comunitária

Por Luiza Maia 29 set 2021, 14h42

Nem Paris, nem Nova York: a cidade do Rio terá a maior horta urbana do mundo a partir de 2022, segundo o anúncio realizado pela prefeitura nesta terça (28). Com 110 000 metros quadrados de extensão, o espaço às margens da linha férrea do Parque Madureira, na Zona Norte, será destinado ao cultivo comunitário e à geração de renda para as famílias locais.

+ Martelo batido: Mangueira já tem samba enredo escolhido para o Carnaval 2022

Atualmente, a região possui duas hortas próximas às comunidades do Cajueiro e da Palmeirinha, que juntas somam 1 800 metros quadrados. Após a expansão, os espaços serão interligados, com uma nova área equivalente a quinze campos de futebol. O projeto prevê um corredor verde de hortaliças ao longo do Parque Madureira até Guadalupe, implantado em parceria com a Embrapa e a Light, já que parte dos cultivos fica debaixo das torres das empresas. O investimento será de R$ 3 milhões.

De acordo com a prefeitura, a meta principal é garantir segurança alimentar para 50 000 famílias, por safra, até 2024. O local também será um convite para os frequentadores conhecerem a história da região, que abrigou no século passado um corredor de plantações entre Madureira e Honório Gurgel. Na entrada da horta, será erguido um memorial, nomeado Quilombo Agrícola Madureira, em homenagem às antigas práticas de cultivo ali realizadas.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui 

A iniciativa faz parte do programa Hortas Cariocas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que gera hoje cerca de 82 toneladas de alimentos por ano. O projeto abrange 3 720 canteiros, com 24 hectares de áreas cultivadas, em 25 escolas e 24 comunidades do município. Ao todo, 220 hortelãos são beneficiados com bolsas para a realização do cultivo.

Continua após a publicidade
Publicidade