Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

O Rio que a gente quer: cidade é finalista em desafio de inovação global

O projeto Favelas 4D, que realiza o mapeamento da comunidade da Rocinha para a implementação de melhorias, foi um dos 50 selecionados pela competição

Por Luiza Maia 16 jun 2021, 12h30

Por meio de um projeto de mapeamento em 3D da comunidade da Rocinha, o Rio é um dos finalistas do Global Mayors Challenge 2021, uma competição que seleciona as ideias mais inovadoras desenvolvidas por cidades de todo mundo em resposta à pandemia da Covid-19.

+ Tá liberado: bares e restaurantes poderão ocupar vagas de estacionamento

Com mais de 630 inscrições, o desafio selecionou 50 propostas ao todo. A cidade agora avança para a Champion Phase, uma fase de teste de quatro meses. Quinze locais serão premiados e receberão US$ 1 milhão, além de um suporte por anos para implementação e divulgação dos projetos. Os resultados serão anunciados no início de 2022.

A proposta carioca, batizada de Favelas 4D Laboratório Urbano, é desenvolvida pelo Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e tem como base um projeto de pesquisa idealizado pelo atual secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Com o uso de uma tecnologia de escaneamento a laser foi possível registrar construções, ruas, vielas e a topografia de uma região da favela, gerando informações que muitas vezes não são detectadas por mapas convencionais. O objetivo da iniciativa é possibilitar o acesso aos dados para a elaboração de melhorias na comunidade.

“Utilizando big data para assentamentos informais, queremos otimizar recursos e gerar políticas públicas transformadoras. Este projeto vai gerar uma visão urbanística inteira para integrar toda a cidade. Será desafiador e tenho a certeza que o Rio será um modelo de ação para o mundo “, afirma o prefeito Eduardo Paes.

+Agora é lei: Rio terá série de ações de combate à intolerância religiosa

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade